Mapa de tráfego da internet pelo mundo

Mapa de tráfego da internet pelo mundo

Existem coisas na vida que quanto mais tentamos explicar mais enrolamos. Talvez por isso exista o ditado: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Está aqui um caso em que não precisamos explicar muito, basta olhar. Milhões e milhões de conexões de internet retratadas em uma só imagem sendo distribuídas em um mapa estilo “heat map” (mais vermelho, mais intensidade).

A imagem é um resultado do trabalho de John Matherly, fundador da Shodan, empresa com um motor de busca que se concentra em mapear de forma bem detalhada como a web é acessada por dispositivos conectados, ajudando empresas a entender melhor como aplicar seus recursos de forma inteligente.

Fazendo uso de “PING” em IP’s de aparelhos conectados, ele conseguiu gerar o mapa baseado em informações geográficas desses IP’s. Quanto mais vermelho, maior o número de aparelhos conectados na região do mapa.

Em seu Twitter Matherly diz que o trabalho consiste em uma técnica relativamente simples, que é enviar uma requisição PING para todo endereço IP e então armazenar as respostas positivas. Ele diz que embora às vezes a técnica não seja tão precisa, a ponto de determinar latitude e longitude, ela é suficiente para uma excelente idéia do tráfego de dados mundo afora.

Não resta dúvida que o resultado é no mínimo curioso e ficou muito bacana. E se você é daqueles que desenvolveram repulsa à vida altamente conectada de nossos tempos, já pode começar a buscar lugares mais tranqüilos, escolhendo sua nova morada com base em um estudo científico. A Groenlândia manda lembranças!

 

 

(Via Engadget)

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia