Klingon

 

Para comemorar o lançamento do Lumia 830 no Reino Unido, a Microsoft abusou do direito de ser Nerd e apelou geral! A empresa entregou todo o sabor da nerdice Star Trek e resolveu ensinar a sua assistente virtual, a Cortana, a falar um pouco de Klingon. Sim, é isso mesmo que você está lendo. A poderosa firma de Redmond deu à Cortana um curso relâmpago sobre os segredos de Qo’noS. Para os que não sabem, segundo a mitologia de Star Trek, os klingons são naturais do Planeta Qo’noS (pronuncia-se Kronos). Estamos falando de uma língua alienígena e fictícia, mas que tem milhares de fãs mundo afora, que fazem até curso para aprender a falar fluentemente.

Tudo que você tem a fazer é pedir para que ela fale, embora a primeira coisa que os especialistas em linguística dirão é que o vocabulário e pronúncia dela são horríveis. A conversa pode ser iniciada pelo comando “Speak Klingon” e faz parte de uma ação de marketing estratégica da Microsoft para o lançamento do Lumia 830, que acaba de chegar ao Reino Unido.

 

Nokia-Lumia-830

 

Outra coisa engraçada nessa história é que a Cortana responde quando você se refere a ela como “Number One”. O Comandante Riker pode não ficar muito satisfeito com isso, porque Number One é o primeiro oficial das naves na série. Digamos que a Cortana está no mínimo, pretensiosa!

Oficialmente esse “novo idioma” da Cortana não será falado fora do Reino Unido por enquanto, mas um porta-voz da Microsoft confirmou que os comandos da frota estelar irá trabalhar nos EUA nas próximas semanas. Nesse meio tempo, se você é fã da série e quiser experimentar um pouco mais das sensações Trekkies da Microsoft, poderá usar o Bing Translator.

Como podemos observar não é só a Apple que anda a passos lentos para lançar o português com língua falada por sua assistente virtual, a Siri. Os usuários do Windows Phone também aguardam o português ansiosamente começar a ser falado pela Cortana. Mas parece que tem sido mais levar o serviço para outro planeta, do que trazer que para o Brasil.

Escute um pouquinho da Cortana falando Klingon, abaixo. Mão se esqueça de acionar o áudio.

 

 

 

 

 (Via Engadget)

 

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia

  • Gilber Fisher

    Não estão nem aí para os consumidores brasileiros. Tanto a Apple quanto a Microsoft se lixam para o mercado daqui.