Hendo Hover

 

 

Desde que Marty McFly levitou em um skate (que era na verdade, um patinete) no clássico “De Volta Para o Futuro 2” (assista a cena aqui), em 1989, todos temos aguardado ansiosamente a chegada do brinquedo à vida real. Faz parte do imaginário do ser humano um skate voador totalmente funcional. Não que isso fosse importante para alguém, mas sonho é sonho. Quem pode explicar?

Desde então, amadores e cientistas de todo o mundo lançaram inúmeras tentativas de construção de um dispositivo semelhante. Agora, depois de mais de 25 anos de tentativas, a tecnologia finalmente chegou em um nível tal que nosso sonho parece estar mais próximo. Graças a uma startup com o nome de Hendo Hover, o skate voador está tornando-se algo real. Como é possível uma coisa dessas?

Bem, de acordo com a página Kickstater da empresa, a magia por trás do Hendo Hoverboard encontra-se em seus quatro motores em forma de disco que fazem a prancha levitar. Estes são essencialmente discos eletromagnéticos gigantes que trabalham em conjunto para criar um poderoso campo magnético que literalmente empurra a prancha, gerando assim a distância da placa acima do solo.

 

Hendo Hover

 

O único problema é que, ao contrário do skate voador de Marty McFly, o truque de levitação do Hendo Hover só funciona quando a placa está pairando em cima de uma folha condutora que não contenha ferro ou aço. Por esta razão, você, infelizmente, não será capaz de montá-lo e levitar em torno da cidade. Então a expectativa de utilidade dele cai muito e um dispositivo assim seria como um par de patins de gelo como um meio de transporte na cidade. Mas mesmo assim, esse negócio definitivamente poderia gerar uma boa diversão.

Usando os campos eletromagnéticos para levitar completamente sem atrito, um “piloto” pode deslizar em uma pista sem desacelerar. Melhor ainda, a empresa responsável pelo brinquedo, a Hendo, também descobriu uma maneira de modular a força dos motores para criar um impulso direcional. Assim, com um maior desenvolvimento, um pouco mais à frente, será possível conduzir a prancha em voltas, quem sabe até piruetas, sem tocar no chão.

No momento, a skate voador é apenas um protótipo, mas apesar de algumas arestas a serem aparadas, já podemos dizer que ele é um conceito sólido. Prancha ou skate voador (hoverboard) é algo definitivamente possível! E com o financiamento por parte da comunidade de crowdfunding no Kickstarter, a Hendo espera levá-los ao público no próximo ano, já em 21 outubro de 2015, que, curiosamente, é a data em que Marty McFly viajou para o futuro, no segundo episódio da trilogia de De Volta para o Futuro.

Pouca coisa? Não! Depois do carro voador, temos agora então um skate voador.

 

 

 

 

 

(Via Digital Trends)

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia