caneta inteligente patenteada pela Apple

 

Por muitos anos, a Apple evitou publicamente a caneta para escrita em telas touch, a chamada Stylus, mesmo que notícias sobre patentes surgissem de vez em quando. O objetivo sempre foi incentivar o uso do dedo como ferramenta principal para uso em iGadgets. Mas agora, a Apple apresentou uma outra patente ao US Patent and Trademark Office (USPTO) para uma Stylus que é bem intrigante. Por que? Simples, porque a caneta inteligente patenteada pela Apple pode digitalizar tudo o que você escreve, não importa que superfície você use.

Trata-se de uma caneta modular que permite uma variedade de possibilidades de escrita ao usuário, como placas secas, papel, madeiras lisas, cerâmicas, telas sensíveis ao toque e muito mais. Ela é equipada com acelerômetro e sensores de movimento 3D que monitoram os movimentos. Desse modo é possível gravar o que você está escrevendo, independentemente do tipo de superfície que você usa. O acelerômetro serve para dizer quando a caneta está em uso e quando ela está parada. Enquanto isso, os sensores de movimento 3D acompanham a stylus para monitorar a forma como ela se move através do ar e entra em contato com um superfície plana, quer seja uma folha de papel ou um quadro.

 

caneta inteligente patenteada pela Apple

 

Como era de se esperar a caneta pode transmitir dados para o um iPhone ou iPad. Mas o curioso é que isso pode ocorrer em tempo real, ou posteriormente. Professores, estudantes e executivos de negócios poderiam facilmente usar a caneta durante uma apresentação ao vivo em um quadro ou reunião e depois salvar os dados como um PDF em seu iPad ou iPhone, para enviar uma cópia a todos após o evento. Na ponta da caneta inteligente patenteada pela Apple será possível usar muitos materiais, como grafite, tinta, touchscreen e outros. Então a pessoa, de fato, escreverá normalmente, sem se lembrar que usa uma caneta especial.

Já existem outras canetas inteligentes, como o Livescribe 3 , que oferecem funcionalidade semelhante. Mas elas são muitas vezes limitadas a um ou dois materiais diferentes e não funcionam em qualquer superfície que você possa encontrar no escritório ou sala de aula. Então, trata-se realmente de um avanço muito interessante.

 

caneta inteligente patenteada pela Apple

 

Mas é claro, temos que lembrar, que estamos falando apenas de uma patente. Assim, pode ser que a caneta inteligente patenteada pela Apple nunca venha à existência, mesmo sendo uma idéia tão legal. No entanto, sabendo que os rumores de um iPad Pro de 12 ou 13 polegadas estão crescendo, é perfeitamente possível que a Apple esteja considerando lançar sua caneta inteligente como um acessório de destaque.

Cada vez fica mais claro, que existem novas filosofias em Cupertino, poucos anos depois da morte de Steve Jobs. Afinal, ele amaldiçoou canetas Stylus, como exemplifica a foto acima. Mas isso não quer dizer mais nada, afinal ele havia feito o mesmo com os tablets pequenos e o iPad Mini está para provar que Jobs também errava.

 

Via Digital Trends

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia