HP Zvr

Você está cansado de fazer todo o seu trabalho em apenas duas dimensões e anseia por uma imersão total em seus modelos 3D e desenhos gráficos com mais emoção? Você é alguém que pensa que a realidade virtual pode ser a grande sensação em futuro próximo? Então prepare-se… porque a HP, que ultimamente pensa bastante em tecnologias 3D, tem um monitor para você. A empresa anunciou o lançamento do HP Zvr Display, um monitor de realidade virtual que é um salto na tecnologia para trabalhos com modelos e projetos em 3D.

O funcionamento do HP Zvr lembra muito os hologramas que se vê em filmes como Avatar e Star Trek. Agora você pode manipular ativamente objetos com seu computador em um espaço logo acima da tela, girando, girando e abrindo-os com facilidade.

A tecnologia funciona através do uso de um par de óculos 3D (inclusos) e quatro câmeras de infravermelho internas, que cuidadosamente fazem o rastreamento do movimento de sua cabeça e alteram a exibição com um processamento de efeito paralaxe em tempo real. Você usa também uma caneta do tipo Stylus que pode funcionar como uma pinça. Então, agora imagine que você esteja em uma mesa de desenho usando uma pinça e desloque um coração humano, que aparecerá na sua frente renderizado em 3D. É mais ou menos isso. A sua ferramenta entra na tela!

O monitor consegue detectar em que posição sua cabeça está e de que ângulo você está olhando, porque ele monitora a posição dos seus óculos. Algo muito bacana!

HP Zvr

A HP entrega os aplicativos mais importantes para aqueles que trabalham em arquitetura, design 3D e em diversos campos da medicina, os quais poderiam se beneficiar muito com a capacidade de mover e manipular objetos virtuais no espaço real. Escolas de medicina poderão chegar muito próximo da realidade em cirurgias promovendo treinamentos sem o uso de cadáveres.

O display de 23,6 polegadas oferece resolução de 1080p e tem uma cobertura anti-reflexo para uso em ambientes de luz mais forte. A conectividade do HP Zvr inclui uma entrada DVI-D, juntamente com uma 1.2 HDCP-ready DisplayPort e três portas USB 2.0 para os periféricos que você pode precisar conectar, além de uma caneta Wacom e os próprios óculos USB. Muita gente vai dizer que ele é um trambolho e realmente parece ser.

O HP Zvr tem o lançamento previsto para o primeiro semestre de 2015 no mercado norte-americano, mas ele só terá preço divulgado mediante pedido de orçamento e será vendido sob encomenda. Então, dá para imaginar que ele não será para qualquer um. Mas apostamos que deve haver um mercado com muitas aplicações específicas e um bando de gente disposta a pagar uma grana forte pelo equipamento.

Taí uma tecnologia que tem tudo para deslanchar, embora, provavelmente não deva ser acessível para a grande maioria no momento. Mas quem sabe em um futuro próximo não veremos isso mudar?

 

Via Digital Trends

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia