Talvez você já tenha ouvido falar do robô ATLAS, da Boston Dynamics. Ele é um projeto de robótica impressionante e extremamente complexo, que já tem seu lugar no panteão da robótica. É o humanóide que se aproxima mais do que vemos em filmes de ficção científica. Mas como se isso não bastasse, o projeto foi modificado em aproximadamente 75% e ficou ainda mais rápido e forte. Além disso o Atlas está menos limitado ao uso de cabos, por causa de uma mochila com potentes baterias.

20150120AtlasUnpluggedTorso

O novo projeto do robô ATLAS está consideravelmente melhor e muito mais elegante que a versão anterior, com a atualização de muitos componentes. Por exemplo, existe uma nova bomba hidráulica que proporciona um movimento bem mais rápido ao robô. O novo design também deixou o ATLAS, mais esbelto, o que facilita a sua agilidade e faz com que ele possa começar a ser testado naquilo para o qual projetado: realizar tarefas em locais onde não é seguro para o acesso de seres humanos. O robô já pode até se levantar, caso caia.

Robô Atlas

O upgrade feito pela Boston Dynamics foi tão grande que somente as pernas e pés foram do projeto original foram mantidos. As mudanças representam um grande avanço na capacidade de desenvolvimento da robótica humanóide. O projeto do robô Atlas tem a força financeira do Google, já que a Boston Dynamics foi adquirida pela gigante das buscas em 2013. Por isso mesmo, podemos esperar uma avanço ainda mais impressionante em seu desenvolvimento, em um curto período de tempo à frente.

Confira abaixo o vídeo com a apresentação feito pela Boston Dynamics.

Via Marshable

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia