Imagine um robô que aprende novas tarefas simplesmente por assistir vídeos do YouTube sobre “como fazer”. Ao invés de inserir dados e mais dados através de programação, uma simples exibição de vídeos explicativos sobre determinada tarefa já seria o suficiente para o aprendizado da máquina.

Robô aprende vendo vídeos

Ainda estamos longe de ensinar a um robô tarefas complicadas através deste incrível método, mas uma equipe de pesquisa da Universidade de Maryland já deram o pontapé inicial para o desenvolvimento desta tecnologia. O projeto é financiado pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency). O objetivo vai além de apenas ensinar as máquinas a coletar os dados, mas também de agir sobre essas novas informações aprendidas.

Neste estudo, os pesquisadores criaram um sistema que permitiria aos robôs aprender a cozinhar ao assistir vídeos de culinária no YouTube. Durante o teste, os robôs conseguiram desempenhar as tarefas mostradas nos vídeos utilizando os utensílios adequados, sem nenhum auxílio humano.

Além disso, o sistema confere aos robôs a capacidade de armazenar qualquer informação que eles tenham aprendido nos vídeos, aprimorando a forma como eles desempenham determinadas tarefas.

A DARPA acredita que a pesquisa fará com que robôs desenvolvam sua inteligência artificial com menor tempo e custo quando comparado aos métodos tradicionais de hoje, especialmente porque também poderia permitir-lhes partilhar os seus conhecimentos com outras máquinas que tivessem o mesmo software.

Via Engadget

 

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia