Em alguns países é bastante comum a disponibilidade de escolha de câmeras com ângulos diferentes ao assistir uma transmissão esportiva. Agora o YouTube está testando um novo recurso semelhante, que traz a exibição de vídeos por múltiplas câmeras e que permite ao usuário escolher diferentes ângulos de uma mesma gravação enquanto o vídeo é reproduzido. Basicamente, você troca a posição em que vê o personagem ou objeto em destaque. E isso nos pareceu uma grande sacada, embora seja apenas um teste, por enquanto.

YouTube

Ainda é um grande novidade e por conta disso existe disponível apenas um vídeo da cantora indie Madilyn Bailey. Ela foi a escolhida para experimentar o recurso. O vídeo em que você vê o recurso em demonstração foi gravado em uma performance no YouTube Music Night. O show foi gravado e depois editado para ser transformado em um vídeo com múltiplas câmeras. Ao que parece a tecnologia futuramente ficará disponível para todos usaram, pois o site TechCrunch levantou que o processo para esse tipo de edição será automático para o usuário. Mas, claro, a tecnologia ainda está em testes e não foi liberada para todos usarem. O YouTube declarou que o objetivo da novidade é um esforço do site em “tornar as experiências em vídeo mais imersivas e interativas”.

Infelizmente, nós no Brasil ainda não podemos participar nem mesmo do experimento, pois somente alguns YouTubers americanos e escolhidos a dedo poderão usar o recurso de múltiplas câmeras para os testes.

Múltiplas Câmeras

A cantora Madilyn Bailey, premiada pela escolha para ser a primeira a usar o recurso, disse que não pensou duas vezes ao receber o convite do YouTube. Ela disse acreditar que essa novidade mudará a maneira como assistimos vídeos no site, tornando-a mais pessoal. No caso do vídeo de Madilyn, observamos a disponibilidade de quatro câmeras diferentes. E o vídeo é uma clara demonstração do potencial do recurso de múltiplas câmeras, pois dependendo do que estiver sendo transmitido, haverá muitos detalhes adicionais à nossa disposição, tornando muito mais interessante assistir um vídeo. Madilyn Bailey afirmou o seguinte:

Eu adoro interagir com a minha comunidade online e acho que é uma forma super criativa de colocar o controle nas mãos de quem está assistindo.

O recurso de múltiplas câmeras ainda não está disponível para dispositivos móveis, apenas para computadores. Se você estiver usando um agora, não deixe de ver nesta página o vídeo de Madilyn Bailey.

Via Engadget

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia