Vejam que história incrível! Na dia 07 de Fevereiro, em um voo de Wyoming para Wyscosin, um monomotor teve uma pane causado por um problema elétrico. Isso fez com que o piloto ficasse às cegas, já que todos quase todos os instrumentos pararam. Somente os indicadores de altitude e velocidade ainda estavam funcionando. O que você faria nesse caso, se fosse o piloto? Usaria seu iPad como navegador, lógico!

Piloto usou iPad como navegador

A imagem que você vê acima é meramente ilustrativa. Mas de acordo com o porta-voz do Departamento de Bombeiros da cidade de Rapid City, em Dakota do Sul, o piloto não tinha o que fazer e não pensou duas vezes: puxou seu iPad. Na verdade foram dois iPads, pois ele usou também o de sua esposa que o acompanhava. O objetivo era que, usando o iPad como navegador, ele conseguisse levar o avião até o aeroporto mais próximo, que naquele momento ficava a aproximadamente 130 Km de distância.

Dá pra imaginar o que o piloto sentiu e que as dificuldades foram muitas. Mesmo assim, ele conseguiu superar os obstáculos e conseguiu pousar a avião de barriga, pois nem mesmo o trem de pouso funcionou. Você deve estar se perguntando se era dia ou noite… era noite, claro! Para tornar processo todo ainda mais difícil e tenso, como em um filme de Hollywood. E para dar uma carga mais dramática ao roteiro, imaginem que nem mesmo os controladores de tráfego aéreo puderam ser avisados.

O pouso foi bem sucedido e ninguém acabou ferido. Os motivos que levaram à pane elétrica serão investigados para que o monomotor possa voar novamente. Mas antes ele terá que passar por uma grande manutenção, porque, é claro, o avião ficou muito danificado. O piloto do avião não teve o seu nome divulgado.

Via O Globo

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia