O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é um dos monumentos mais conhecidos do mundo. Não existe uma réplica perfeita da estátua, pois uma tecnologia mais avançada que pudesse fazê-la satisfatoriamente ainda não existia quando ela foi projetada na década de 20. A localização do monumento, no topo do morro do Corcovado, localizado a 700 metros acima do nível do mar, tornou muito desafiador mesmo para os métodos modernos, realizar um mapeamento.

Cristo Redentor

Agora, porém, temos os drones e entrar em áreas de difícil acesso, gerando o mínimo de barulho é o que eles fazem de melhor. O vídeo abaixo detalha o mapeamento do Cristo Redentor realizados por drones, como parte de um projeto de colaboração entre a PUC do Rio de Janeiro, empresa de digitalização 3D Pix4D e o fabricante canadense de aviões não-tripulados, Aeryon.

Corcovado and Christ the Redeemer
by Pix4D
on Sketchfab

Os dados foram coletados através de uma série de 19 vôos de dez minutos, por um dos drones da Aeryon, gerando 2.090 imagens separadas, que foram “costuradas” para criar o modelo 3D final. O resultado é muito interessante e parece muito preciso. Aliás, é muito mais do que suficiente para um registro geral de quem quer entender o projeto da estátua à distância.

Cristo Redentor

O modelo está disponível no Sketchfab para os curiosos explorarem, mas antes que alguns se empolguem, já adiantamos que não existe disponibilidade para download.

Via The Verge

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia