Dubai continua a impressionar a mídia e especialmente o mundo da tecnologia. Agora houve a divulgação de um projeto para uma nova maravilha arquitetônica: o Museu do Futuro de Dubai. O edifício está previsto para estrear em 2017 e enquanto nós ainda buscamos uma forma de descrever o formato do edifício (uma concha, um anel, uma rosca?), o que interessa mesmo é o seu duplo propósito: ele será um museu e ao mesmo tempo um laboratório de pesquisa.

Museu do Futuro de Dubai

O mandatário do país, o Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum, twittou que o Museu do Futuro de Dubai será um “ambiente integrado para capacitar mentes criativas… um mercado de idéias para protótipos e serviços futuristas.” O edifício de U$136 milhões está sendo construído próximo ao distrito financeiro de Dubai, apenas a sete minutos de carro do famoso arranha-céu Burj Khalifa, que é conhecido por ser a mais alta estrutura já feita pelo homem em todo o mundo. a declaração do Sheik parece bem agressiva:

O Museu do Futuro de Dubai será uma incubadora de idéias e projetos reais, um motor de inovação e um destino global para inventores e empreendedores. O futuro pertence àqueles que podem imaginá-lo, projetá-lo e executá-lo. Aqui nos Emirados Árabes Unidos pensamos de forma diferente. Enquanto outros tentam prever o futuro, nós o criamos.

(Sheik Mohammed)

Sheik Mohammed deve estar particularmente satisfeito com o projeto do museu e seus detalhes impressionantes, como o exterior curvado e o aço que incorpora linhas e dá um “tom de poesia”, conforme descreve um relatório do Wall Street Journal. Se levarmos em consideração o vídeo de renderização do museu como algo próximo da realidade, então a parte oca do edifício oval também irá conter algum tipo de quadro com avisos holográficos. Um espetáculo da tecnologia!

O WSJ nota que Dubai está concentrando quantidades cada vez mais crescentes de recursos em inovação tecnológica, incluindo competições de financiamento, como “Drones for Good”, um prêmio de US$ 1 milhão, que tem como objetivo encontrar usos humanitários para drones. Ele foi foi ganho por um projeto modelo da Suíça, para busca e salvamento à prova de colisão.

Ter alguns desses drones rodando no interior do Museu do Futuro de Dubai não seria nada mal, mas o Emirado terá de mostrar mais do que apenas tecnologia estrangeira para continuar a se desenvolver para o futuro. E parece que eles estão bem conscientes disso…

Veja o vídeo do projeto abaixo. E se você curte time-lapse, não deixe de ver esse sobre Dubai, considerado uma dos melhores realizados até hoje.

Via Wall Street Jounal

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia