O Google e a empresa médica e farmacêutica Johnson & Johnson anunciaram que vão trabalhar juntas para desenvolver uma plataforma avançada de cirurgia robótica, ou seja, auxiliada por um robô. As empresas dizem que a ação conjunta ocorrerá com a montagem de uma equipe que desenvolverá “capacidades, propriedade intelectual e expertise” das duas empresas e contará com um trabalho colaborativo de uma subsidiária da Johnson & Johnson, a Ethicon, uma fabricante de dispositivos médicos.

Google desenvolverá plataforma de cirurgia robótica.  Não houve divulgação de maiores detalhes do projeto, mas anúncio deixa claro que, juntas, as companhias pretendem intensificar seus conhecimentos no desenvolvimento e na utilização da cirurgia robótica, complementando procedimentos cirúrgicos, mas não substituindo os médicos.

O comunicado de imprensa, destaca que a cirurgia robótica é muito menos invasiva, trazendo uma precisão muito maior à medida que a tecnologia é usada para minimizar traumas, além de acelerar a cicatrização.
Google desenvolverá plataforma de cirurgia robótica.
As empresas pretendem desenvolver ferramentas específicas para a cirurgia robótica, que auxiliem cirurgiões e outros profissionais a usarem novas tecnologias médicas de imagens e tratamento de dados. Aliás, a coleta e análise de dados referentes aos procedimentos cirúrgicos receberão grande atenção nesse processo.

E mais uma vez vemos a tecnologia mostrando-se aliada na busca por melhores condições de saúde. Torçamos para que o projeto seja um sucesso.


Via The Verge

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia