A empresa de engenharia e automação alemã Festo, já é bastante conhecida no mundo da tecnologia por usar elementos da natureza ao criar projetos de robótica. Mas dessa vez ela abusou da criatividade e revelou formigas biônicas, borboletas robóticas e uma alça de silicone baseada na língua dos camaleões. Tudo muito futurista e com utilidade prática.

cyberant

As formigas biônicas BionicANTs são impressas em 3D e podem, como na vida real, trabalhar em pequenos grupos para mover objetos maiores. Elas possuem 5,3 centímetros de comprimento, ou seja, são super formigas. Além disso, disso elas têm câmeras em suas cabeças, sensores ópticos em suas barrigas para guiá-las por infravermelho e ainda, antenas que funcionam como carregadores sem fio. Uau!

Formigas Biônicas

Mas para que servirá isso?“, talvez você se pergunte. O objetivo principal de um projeto como esse é criar agentes artificiais, mas dotados de alguma “inteligência” que possam ser usados de forma eficiente em fábricas em um futuro próximo, podendo ser usadas até mesmo em ambientes de produção. Elas carregarão objetos maiores que elas. E em breve, as formigas biônicas serão capazes de “tomar decisões” relacionadas a um objetivo em comum e executar um trabalho conjunto, assim como as formigas verdadeiras.

 

 

A empresa também anunciou os eMotionButterflies, que são borboletas robóticas que podem voar por rotas pré-programadas no interior de espaços monitorados por câmaras de infravermelhos, que servem como sistema de GPS. Eles são semelhante a BionicANTs, pois também possuem sensores infravermelhos para evitar bater uns nos outros. Elas são equipados com motores e outros componentes, que lhes permitem bater as asas, de forma bem próxima das verdadeiras. Estes borboletas robóticas possuem envergadura de 20 polegadas e podem voar a 2,5 m/s durante três a quatro minutos antes de serem recarregadas novamente.

 

Por fim, o FlexShapeGripper, um projeto conjunto com a Universidade de Oslo, que é um tampão de silicone preso a um braço robótico e que imita os movimentos da língua de um camaleão. Essa tampa funciona como um sistema de sucção para pegar objetos, mesmo os mais lisos, como cartões e telefones.

 

A Festo vai mostrar as formigas biônicas e as outras duas novidades, ao vivo, na feira Hannover Messe, na Alemanha, no próximo mês. Mas se você não puder ir ao evento, contente-se em ver os vídeos que postamos aqui. É o reino animal em ação!

Via Engadget

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia