Acordar cedo nem sempre é fácil, para falar a verdade quase nunca é. Geralmente dormimos cansados e em função de compromissos como o horário do trabalho, arrumar crianças para o colégio e ir para escola, somos obrigados a acordar mais cedo do que o nosso corpo gostaria  e travamos uma verdadeira guerra para conseguirmos despertar a tempo de não perder o horário. Para nos ajudar nesta terrível batalha, a humanidade inventou os despertadores, que começaram como objetos rústicos e hoje fazem parte das multitarefas de nosso celular.

wake 1

Mas o que dizer quando a necessidade de levantar mais cedo não é nossa e sim da pessoa que dorme ao nosso lado? Neste caso não tem jeito, o despertador de quem divide a cama com você não escolhe quem acordar e solta aquele som insurportável para todos que estão em um raio de pelo menos 5 metros. Se você já passou por isso sabe o quão desagradável é e talvez já esteja até mesmo pensando em apelar para aqueles aparelhinhos de vibrar que se coloca debaixo do travesseiro e lhe acordam chacoalhando a sua cabeça, mas saiba que um alarme hi-tech recém-lançado Kickstarter promete lhe acordar de forma muito mais natural e  o que é o melhor de tudo, Seletivamente, ou seja acordar somente a quem realmente precisa acordar e deixar que o mais afortunado ao lado possa desfrutar de seu sono por mais um tempo.

O  nome do despertador é Wake e usa tecnologia de ponta para entregar o que promete. O Wake é montado na parede acima da cama e usa uma câmera de infravermelho e software de rastreamento espacial para discernir onde o corpo de cada pessoa está posicionado. Quando chega a hora de acordar, o Wake gira silenciosamente para apontar um feixe de luz e de som diretamente para a cabeça de quem o havia antes programado.

Wake

Para que a pessoa que dorme ao seu lado não acorde também, o dispositivo utiliza um conjunto de auto-falantes paramétricos com a capacidade de concentrar o som em um feixe estreito, mais ou menos como se fosse uma espécie de refletor para o ruído. A pessoa em que Wake aponta, irá ouvir em alto e bom som o alarme, mas para quem está fora do pequeno raio de feixe, o som será extremamente fraco. O Wake não se esqueceu dos amantes da função snooze e incorpora esta função via blueotooth, aliás não só esta função, mas toda programação do Wake pode ser feita via aplicativo em seu smartphone.

Mas os criadores do Wake, Lucera Labs, ambicionam ainda mais funções incríveis para este impressionante aparelho. Com um toque de programação inteligente, o Wake poderia rastrear seus padrões de sono para determinar quando você está em sono REM e em seguida lhe enviar um sinal sonoro para lhe ajudar a ter um sonho lúcido. Já imaginou?

A expectativa é que as vendas do primeiro lote comecem em setembro deste ano. Até termos o Wake disponível aqui no Brasil não nos resta outro jeito que não seja nos conformar em acordar a casa inteira ou em ter nossa cabeça trepidando como se estivéssemos em um exame de ressonância magnética.

Para conhecer melhor como funciona o Wake veja o vídeo abaixo.

 

Via Digital Trends

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia