Você pode ter certeza que foi a um bom show musical, quando tem a sensação que ficou perdido no tempo e no espaço. Estamos falando daquelas ocasiões em que a pista de dança é aparentemente arrancada do chão e enviada junto des luzes e sons, como se você estivesse em um universo paralelo. É uma mistura agradável de pessoas e música. Estamos falando de algo tão impressionante quanto esse esse show 3D do trio pop japonês chamado Perfume. Sério, é difícil ficar imune ao que se vê, independente do gosto musical. Não estamos exatamente de música, mas sim, de tecnologia. Performance de show 3D do trio japonês Perfume

O desempenho nesse show 3D ocorreu no SXSW, em 17 de março deste ano e mesmo tendo certeza que deve ter sido incrível ver isso ao vivo, o vídeo da transmissão do show é alucinante. Você confunde a realidade com os efeitos e tudo parece te fazer girar. Vejam as luzes, os lasers e as projeções. Em seguida, repare na câmera que começa a mergulhar em torno do local. Daí você pensa, “Uau, isso é incrível!” Mas depois disto, a câmera faz uns movimentos em que parece se bater e você se sente como se estivesse dentro de “Tron” ou outro filme assim. Quer dizer, isso é muito mais que um bom show costuma te fazer sentir.

Performance de show 3D do trio japonês Perfume

Como seria de esperar, há muitas coisas inteligentes e interessantes acontecendo nos bastidores. A empresa japonesa de efeitos digitais Rhizomatiks é a responsáveis ​​por toda a magia técnica. Falando ao site The Verge, Daito Manabe, da Rhizomatiks, explica que a captura e shots 3D de rastreamento e dos movimentos, desempenharam um papel fundamental em trazer vida para o show. Foram usadas três telas semi-translúcidas que se moviam pelo palco monitorando o trio Perfume, realizando projeções mapeadas em tempo real, através de tecnologia de captura de movimento.

Para a transmissão ao vivo, foi realizada uma mistura a partir de câmeras com diferentes modelos 3D digitalizados, do local e das cantoras. Segundo, Daito Manabe, estes modelos foram preparados com antecedência, mas o resultado final, visto no vídeo do show 3D abaixo, foi criado completamente em tempo real, sem pós-produção. Ele ainda salienta, contudo, que o elemento mais importante era a dança, pois a precisão dos movimentos tinha que ser milimétrica e por isso, foi usado o talento do coreógrafo do trio Perfume, Mikiko. “Sem o trabalho de Mikiko e a direção visual, seria apenas uma demonstração da tecnologia.” Realmente faz sentido!

Curta o vídeo abaixo:

https://youtu.be/Qc3dRDV2cmw

Via The Verge

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia