Uma iminente lei da Espanha, chamada Lei de Segurança do Cidadão, não é exatamente algo amigável às manifestações ou pedidos de impeachment, como vimos no Brasil, no último domingo. Após essa lei, quem participar de alguma forma em manifestações, poderá enfrentar pesadas multas apenas por ousar desobedecer a polícia, mesmo que pacificamente. Segurar cartazes de protestos contra o governo? Nem pensar!!! Foi assim, que os ativistas do grupo “Hologramas por la Libertad” parecem ter encontrado uma solução inteligente para defender seus ideais, baseada na tecnologia.

Manifestações e pedidos de impeachment agora serão por holografia

Como o nome sugere, eles estão realizando manifestações holográficas para desafiar as novas restrições legais. Pessoas do mundo inteiro foram convidadas a gravar o vídeo (alguns gravaram textos por voz) que seriam posteriormente convertidos em hologramas. O grupo, então, organiza marchas virtuais, que formam verdadeiras manifestações em frente ao Parlamento espanhol. Se não existe permissão para protestar ao vivo, o movimento defende, que eles ainda podem protestar se valendo de uma ilusão de ótica.

Visivelmente, os resultados não são tão intimidadores quanto um “mar” de pessoas reais gritando palavras de ordem, gritos em favor de impeachment ou simplesmente pressionando líderes políticos, clamando por mais participantes usando o calor do momento. Mas temos que concordar que a solução é extremamente inteligente e ousada. Mas infelizmente, ela só pode ser realizada à noite, senão seu efeito é nulo. Ainda assim, é a prova de que os hologramas podem ajudar o público a passar a sua mensagem às autoridades, mesmo diante da repressão.

O processo deve ser caro, pois os custos de projeções holográficas em show musicais têm sido realizadas com o custo de aproximadamente US$ 300 mil. Embora aqui, o holograma não pareça tão sofisticado, temos certeza, que não foi nada barato. A julgar pelo custo, será difícil vermos algo assim nos pedidos de impeachment que ocorrem no Brasil.

Veja a impressão transmitida pelas manifestações holográficas, no vídeo abaixo.

 

Via Engadget

 

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia