De acordo com um relatório da Bloomberg, a Apple seria um potencial comprador para Nokia HERE Maps, uma divisão da empresa finlandesa. Comentamos bastante sobre esse app de navegação recentemente. Sabemos que os relatórios da Bloomberg costumam ser de confiança e a Nokia já vinha recentemente querendo vender sua divisão de mapas, devido à perda de receita. O relatório afirma que a empresa finlandesa pretende conseguir um cerca de US$ 3,2 bilhões no negócio. Parece muito, mas o prejuízo deverá ser muito maior que isso, afinal, a Nokia comprou os ativos de mapeamento, em 2008, por US$ 8,1 bilhões.

Nokia quer vender o HERE Maps para a Apple
Além da Apple, quem supostamente estaria na fila para compra a Nokia HERE Maps seriam o Facebook, o Baidu, a Sirius XM, a Amazon e até para o Alibaba. Além do fato de que sua divisão HERE Maps tem trazido prejuízo, a Nokia também quer se concentrar mais em equipamentos de rede móvel para concorrer com empresas como Huawai. A empresa na semana passada comprou Alcatel-Lucent por 15,6 bilhões de euros para ajudar a criar o maior fornecedor mundial de redes de telefonia móvel.

Nokia quer vender o HERE Maps para a Apple

Se a Apple realmente chegar a comprar o Nokia HERE Maps, sua base de dados poderia ser usada para alimentar aplicativos do iOS, do OS X e seria um salto e tanto para o CarPlay. Apesar de que, depois de um lançamento considerado catastrófico, o Apple Maps foi melhorando gradualmente e já não é mais um grande alvo de críticas. Hoje em dia, ainda escutamos reclamações, mas já não existe aquele hábito de se falar mal do sistema.

Em agosto de 2014, a Apple contratou o ex-executivo do Nokia HERE Maps e da NAVTEQ, Torsten Krenz, para integrar a equipe do Maps. Isso, poderia dar a impressão que o negócio não seria mais tão interessante para a empresa de Cupertino. Mas não se deixe enganar. Se a Apple viesse a adquirir o HERE Maps sua infra-estrutura de mapas receberiam uma adição de dados e tanto, o que melhoraria muito a sua oferta de recursos e poderia torná-lo um concorrente realmente forte do Google Maps.

Lembramos que o Nokia HERE Maps está disponível nos links abaixo, nas três principais plataformas, nos links abaixo:

Windows Phone – Gratuito   |   Android – Gratuito   |   iOS – Gratuito

Via 9to5mac

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia