Nós já ouvimos sobre configurações personalizadas antes, mas essa história aqui parece ir um pouco além do limite da sanidade. Jorge Malogon, da Cidade do México, resolveu divulgar um método pioneiro para atualizar o disco de estado sólido (SSD) incluído no Microsoft Surface 3 Pro. A empresa de Redmond atualmente só permite configurações com até 512 GB para o seu híbrido de tablet e notebook.Surface 3 Pro O que Malagon fez exatamente? Imaginem que esse maluco, após comprar o modelo de entrada, com SSD de 256 GB, resolveu meter uma broca para cortar a carcaça de metal do Surface 3 Pro e fazer um upgrade à força.
 Surface 3 Pro

Mas não seria mais fácil ele abrir o equipamento?” Se essa pergunta passou pela sua cabeça, saiba que a resposta é “Não!”. Embora pareça uma solução mais elegante, Malagon certamente sabia que inevitavelmente teria problemas ao fazer isso, porque é notório que a tela do Surface 3 Pro, é muito suscetível à rachaduras, mesmo com a menor tentativa de soltar a placa traseira. O problema foi comprovado pelos tradicionais testes realizados pelo iFixit e o CNet, logo após o lançamento oficial do híbrido. Na ocasião foi revelado que o adesivo entre a tela e a carcaça era tão forte que era quase impossível os dois serem separados, sem destruir a tela.

Por isso, Malagon foi atrás de uma maneira de contornar o problema, verificando os esquemas de sua Surface 3 Pro e depois, cuidadosamente, localizando a área onde o SSD era mantido dentro do equipamento.  pela parte de trás. Depois de aberto o acesso, era apenas questão de instalar um SSD substituto e neste caso o escolhido por Malogon foi o 840 EVO 1TB mSATA, da Samsung.
Surface 3 Pro
Em relação ao sistema, o que Malagon fez uma clonagem de seu disco rígido antigo, em vez de tentar re-instalar o Windows a partir do zero. Essa foi provavelmente uma medida acertada, porque isso significa que ele não teve que se preocupar em re-instalar os drivers necessários.

“O último passo foi cobrir a parte de trás do Surface 3 Pro, utilizando papelão, um pequeno pedaço de espuma e um adesivo Avery. Eu fiz um decalque simples e agora ninguém vê a “janela”, que ficou ali, pronta para receber um outro upgrade quando o SSD de 2TB chegar ao mercado.
(Jorge Malogon) 

Surface 3 Pro

É simplesmente impossível recomendarmos  um procedimento tão radical assim. Mas se você pretende comprar um dos modelos do do Surface 3 Pro e está doido para aumentar a sua capacidade de armazenamento, é bom saber que existe uma opção caseira. Basta um furadeira, um SSD compatível e uma grande dose de loucura! 

Atualização em 28/04/2015 às 16:16

Eis o screenshot disponibilizado por Malogon com as propriedades do disco, após o upgrade.  

Via Digital Trends 

 

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia

  • Romualdo Costa

    Esse é doido mesmo.

  • Everton Martins

    maneiro!

  • Gill All

    Maluco nada! A pergunta que fica é pq a MS nao colocou uma tampa de acesso ali. Sacanagem dela!

    • Carlos

      Desculpa mas é maluco sim. O fato da Microsoft não colocar tampa para upgrade, é uma questão de estratégia comercial. Outras como a Apple fazem a mesma coisa. Depois atualizam o modelo com um maior capacidade e continuam vendendo. Mas eu nunca cortaria a carcaça do meu iPad. Cara, NUNCA! Então acho que o cara é louco mesmo! Foi maneiro! Mas é muita coragem.

      • Luiz Neto

        Eu faria o mesmo, a gente tem pena e depois fica com um aparelho encostado ou vende por falta de espaco, o dele ainda tinha 256gigas, nos dias de hoje parece piada um SSD de 64 ou 128 com um sistema como windows e sem possibilidade de expansao.

    • Cristiano Hahn

      Maluco é quem compra produto micro$oft

      • REAPER DINIZ

        kkkkk entao so maluco 🙁 por que eu compro kkkkkkkk

    • Saulo Ottoni

      Não é sacanagem, o produto é um tablet. pode ser híbrido, mas é um tablet, assim como h2oh é refrigerante.

  • Diogo Reis

    Não dá para entender mesmo , bastava a microsoft colocar uma simples tampinha removível e pronto. Mas claro assim como a Apple , a Microsoft usa a tal da obsolescência programada.

    • Saulo Ottoni

      Nenhum dispositivo portátil (celular, tablet e similares) é projetado pra ser melhorado. tudo isso é mimimi de usuário.

  • REAPER DINIZ

    kkkkk entao so maluco 🙁 por que eu compro kkkkkkkk

  • Gustavo Angheben

    Cadê a imagem do negócio funcionando pós operatório?

    • Gustavo, atualizamos o artigo com o screenshot postado por Malogon com as propriedades do disco no Windows. No início do artigo tem o link com o site dele com mais fotos.

  • isnard

    faz isso tudo mas não sabe tirar um print? reprovado.

    • Carlos

      Está no final do artigo! Mas na boa, nem acho que seria necessário. Funcionando ou não, ficou comprovado o que ele fez. Loucura total! Mas um videozinho cairia bem.

  • Luciano Clecio

    Só falta a foto do acabamento ficou

    • Natan William

      ta na mão bro’ 😀

      • Juca Motta

        Caraca! Ficou horrível. Comprar um Surface Pro para depois ficar com ele assim, é coisa de maluco.

    • Natan William

      ops…é essa aqui! Ficou assim depois de pronto

  • Rodrigo Fioravante

    Agora é só usar uma lixadeira aonde está escrito “256 GB”…

  • Cranius Fawkes

    Acho que tem dois tipo de pessoas:
    1 – As que compram pra mostrar que tem.
    2 – As que compram pra usufruir das funcionalidades da melhor forma possivel.
    Dentre os dois tipos, acho que os mais loucos são os do primeiro tipo. O que ele fez foi simplesmente expandir seus horizontes.. E o acabamento ficou muito melhor do que pensei que ficaria. Eu estaria feliz com o resultado final.. o