Nós já ouvimos sobre configurações personalizadas antes, mas essa história aqui parece ir um pouco além do limite da sanidade. Jorge Malogon, da Cidade do México, resolveu divulgar um método pioneiro para atualizar o disco de estado sólido (SSD) incluído no Microsoft Surface 3 Pro. A empresa de Redmond atualmente só permite configurações com até 512 GB para o seu híbrido de tablet e notebook.Surface 3 Pro O que Malagon fez exatamente? Imaginem que esse maluco, após comprar o modelo de entrada, com SSD de 256 GB, resolveu meter uma broca para cortar a carcaça de metal do Surface 3 Pro e fazer um upgrade à força.
 Surface 3 Pro

Mas não seria mais fácil ele abrir o equipamento?” Se essa pergunta passou pela sua cabeça, saiba que a resposta é “Não!”. Embora pareça uma solução mais elegante, Malagon certamente sabia que inevitavelmente teria problemas ao fazer isso, porque é notório que a tela do Surface 3 Pro, é muito suscetível à rachaduras, mesmo com a menor tentativa de soltar a placa traseira. O problema foi comprovado pelos tradicionais testes realizados pelo iFixit e o CNet, logo após o lançamento oficial do híbrido. Na ocasião foi revelado que o adesivo entre a tela e a carcaça era tão forte que era quase impossível os dois serem separados, sem destruir a tela.

Por isso, Malagon foi atrás de uma maneira de contornar o problema, verificando os esquemas de sua Surface 3 Pro e depois, cuidadosamente, localizando a área onde o SSD era mantido dentro do equipamento.  pela parte de trás. Depois de aberto o acesso, era apenas questão de instalar um SSD substituto e neste caso o escolhido por Malogon foi o 840 EVO 1TB mSATA, da Samsung.
Surface 3 Pro
Em relação ao sistema, o que Malagon fez uma clonagem de seu disco rígido antigo, em vez de tentar re-instalar o Windows a partir do zero. Essa foi provavelmente uma medida acertada, porque isso significa que ele não teve que se preocupar em re-instalar os drivers necessários.

“O último passo foi cobrir a parte de trás do Surface 3 Pro, utilizando papelão, um pequeno pedaço de espuma e um adesivo Avery. Eu fiz um decalque simples e agora ninguém vê a “janela”, que ficou ali, pronta para receber um outro upgrade quando o SSD de 2TB chegar ao mercado.
(Jorge Malogon) 

Surface 3 Pro

É simplesmente impossível recomendarmos  um procedimento tão radical assim. Mas se você pretende comprar um dos modelos do do Surface 3 Pro e está doido para aumentar a sua capacidade de armazenamento, é bom saber que existe uma opção caseira. Basta um furadeira, um SSD compatível e uma grande dose de loucura! 

Atualização em 28/04/2015 às 16:16

Eis o screenshot disponibilizado por Malogon com as propriedades do disco, após o upgrade.  

Via Digital Trends 

 

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia