O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa incurável, mas que pode ser atenuada e ter seus efeitos retardados se tratada adequadamente. É neste ponto que uma equipe da Samsung junto com a Tunisian Alzheimer Association se debruçaram e desenvolveram o aplicativo android Backup Memory, que promete ajudar pacientes e familiares vítimas desta enfermidade.

backup-memory

“Nós queríamos tornar a vida mais fácil para os pacientes de Alzheimer, bem como seus responsáveis, mas estávamos inicialmente inseguros de como proceder para fazer isso”, disse Azer, gerente de marketing de produtos móveis da SETN (Samsung Eletronics Tunisia) . “Embora a doença de Alzheimer possa ser incurável, estudos recentes têm demonstrado que a estimulação mental na forma de lembretes regulares de eventos passados ​​poderia retardar a progressão da doença e encontramos aqui a nossa oportunidade “.

Veja o emocionante vídeo:

 

O app Backup Memory ajuda os pacientes a tomarem consciência sobre quem são as pessoas a sua volta, identificando familiares e amigos e qual o grau de relação do paciente com cada um. O paciente também pode acessar no aplicativo fotos e vídeos sobre a pessoa identificada.

Essas ferramentas do Backup Memory são possíveis graças a conexão Bluetooth  entre os smartphones do paciente e das demais pessoas que utilizam o mesmo aplicativo. Sempre que alguém, que usa o Backup Memory, entra em um raio de 10 metros, o paciente recebe informações sobre a pessoa que se aproxima. Isso evita que o paciente vivencie o constrangimento habitual de quem tem essa doença, que é o de não se lembrar de amigos e parentes, mas vale lembrar que para o app funcionar bem, é preciso que o conteúdo de informação e multimédia sejam precisos e inseridos manualmente no smartphone.

Enquanto a SETN trabalhou para desenvolver o aplicativo, a Tunisian Alzheimer Association se concentrou em testar o aplicativo durante o seu desenvolvimento para se certificar de que haveria real utilidade. “Nós tivemos pacientes de Alzheimer que experimentaram o Backup Memory e temos visto bons resultados”, disse o Dr. Meriam Labidi, geriatra e membro da instituição Tunisiana. “Com a doença de Alzheimer, o que está perdido é perdido para sempre. Através da estimulação cognitiva, os pacientes podem se apegar à sua memória por mais tempo e desacelerar o efeito devastador do Alzheimer.”

O app receberá ainda novas funcionalidades e melhorias na interface. Uma das novidades esperadas é que este aplicativo android trabalhe com o sinal GPS do smartphone para fornecer aos familiares a localização em tempo real do paciente.

Infelizmente o Backup Memory somente está disponível inicialmente em dois idiomas: Inglês e francês. Mas espera-se que em breve, o português-Br seja incluído. Caso queira conhecer o Backup Memory e testá-lo, ele já está disponível na Google Play.

Esse não é o primeiro e nem será o último exemplo de como a tecnologia pode ajudar as pessoas. Basta boas intenções e esforço em ajudar o próximo.

 

Via engadget 

 

 

 

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia