Pare e repare no novo comercial do Galaxy S6 Edge, produzido pela Samsung: acordes de piano que te acalmam, foco nas partes metálicas e uma voz com sotaque britânico com tom sereno e sério. A sensação que se tem é que já ouvimos isso muitas vezes antes. Até as frases que exaltam as façanhas da empresa: “Buscamos incessantemente o limite da inovação“. De quem você se lembra? De Jony Ive, da Apple, é claro!

Samsung Galaxy S6 Edge

Já é tradição escutarmos a narração de Jony Ive, Vice-presidente Sênior de Design da Apple, a cada lançamento da empresa. Os vídeos que são postados com a divulgação dos produtos, especialmente aqueles focados em design, são narrados de maneira suave por Ive, que é natural de Londres. Todos os interessados no mundo da tecnologia já estão acostumados com as características desses comerciais.

Se não for uma incrível coincidência, ou um inocente descuido, a Samsung parece estar apostando em uma nova estratégia para seus vídeos promocionais. Falamos isso porque o último vídeo do Samsung Galaxy S6 Edge, postado hoje no TouTube, traz características marcantes e conhecidas dos comerciais da Apple. Mas talvez nada chame mais a atenção do que a narração. Sem nenhum exagero, parece que a intenção é deixar uma mensagem subliminar, como se Ive dissesse para você comprar um telefone de outra marca. Soou bem estranho e lembrou as técnicas usadas em alguns vídeos da famosa “Guerra das Cervejas“, vista nas TV brasileira no início dos anos 2000. Lembram-se do comercial que deu origem ao problema?

Mas quem poderá confirmar qual foi a verdadeira intenção por trás da ação de marketing da empresa coreana nesse comercial do Galaxy S6 Edge? Quando o narrador desse vídeo diz “Nós tornamos possível“, ficamos com a clara sensação de tentativa de confundir os espectadores menos atentos. Mas o pior mesmo é quando ele diz: “Somos artesãos digitais“. Você tem certeza que é Jony Ive falando, até que vem o grande final. “Somos a Samsung.”

Para aqueles que quiserem pesquisar melhor, sobre duas interessantes “coincidências” desse vídeo do Galaxy S6 Edge, compare com o vídeo do Apple Watch Edition, que dá destaque ao ouro, lembrando muito o que a Samsung faz com o alumínio e essa página em que a Apple destaca o design do Watch com o trabalho de um artesão.

Isso que é marketing agressivo…

https://youtu.be/IlUPM7s_7_8

Via The Verge

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia

  • Carlos

    Ô empresinha muquirana hein?!