É bom presenciar a história, ver o começo de revoluções no modo de vida das pessoas, testemunhar o nascimento de tecnologias que mudam a forma como interagimos com o mundo e como fazemos o uso dele. Eu mesmo tive prazer de testemunhar o nascimento da telefonia celular, quando trabalhava na antiga TELERJ e fazíamos testes dos primeiros celulares a chegar no Brasil, que se pareciam com maletas. Pois bem, parece que um desses raros momentos aconteceu novamente nos últimos dias. A Tesla apresentou  o que pode ser o fim da crise energética mundial e que pode reduzir drasticamente a emissão de carbono feita por combustíveis fósseis, além de aumentar em larga escala do uso da energia Solar.

Tesla-powerwall

O CEO da Tesla Motors, Spacex e fundador do PayPal, Elen Musk, anunciou o Tesla Energy, “um conjunto de baterias para casas, empresas e serviços públicos que favoreçam um ecossistema de energia limpa e ajudando afastar o mundo dos combustíveis fósseis.”

A Tesla começará vendendo o Tesla Powerwall, uma bateria voltada para uso residencial. A tecnologia se baseia no armazenamento da energia produzida por painéis solares  e que custará US $ 3.500. Musk garante que a Powerwall  é capaz de atender mesmo ao pico de consumo de uma casa que normalmente ocorre no período da tarde. A nova bateria tem o tamanho de uma televisão e pode ser acoplada a uma parede, sendo que cada casa pode ter até 9 unidades da Powerwall. Ela também é ligada a internet, permitindo a Tesla acessá-la a qualquer momento.

Powerwall-parede

O custo da energia para uso nas indústrias tem aumentado nos últimos anos, sobretudo no Brasil, por falta de infra estrutura. O uso de baterias da Tesla junto a painéis solares, prometem um preço muito inferior por exemplo ao cobrado pela energia nuclear. A produção da Powerwall em massa começa no final do ano e será vendida nos Estados Unidos a partir de 2016.

Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos. Para se ter uma ideia, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos. Não é difícil então imaginar o potencial desta nova tecnologia e o porquê de tantas iniciativas estarem acontecendo, como por exemplo  a árvore alimentada por energia solar e o avião Solar impulse 2 que saiu para dar volta ao mundo apenas com a energia provinda do sol.

 


  

Via Forbes

 

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia

  • César Mackenzie

    Quem sabe com uma dessa eu não parava de pagar a conta absurda que eu pago aqui em casa.