A construção de casas  pequenas e práticas ganharam muita força ao longo dos últimos anos com a escassez de espaço nas grandes cidades. Porém uma empresa da Bratislava,na Eslováquia, levou ao extremo esse conceito e criou a Ecocapsule, uma casa high-tech em formato de ovo.

Ecocapsule

Projetado por arquitetos da Nice Architects, uma Ecocapsule é um espaço totalmente portátil alimentado por energia solar e eólica e que também pode capturar a água da chuva. A cápsula mede 4,5 metros de comprimento por 2,4 metros de largura e tem cerca de 2,5 metros de altura. Naquele espaço os designers conseguiram arrumar uma cama dobrável, uma mesa e duas cadeiras, uma pequena cozinha e um banheiro e chuveiro. Há também alguns espaços de armazenamento e janelas.

O telhado da Ecocapsule é coberto com células solares de 600W e possui uma turbina eólica de 750W. Ambas as fontes de energia carregam uma bateria on-board, portanto não precisa se desesperar , se o tempo estiver nublado e sem vento, você poderá usar sua energia armazenada. Outra vantagem da “Casa Ovo” é que ela pode ser facilmente transportada para onde você quiser.

Ecocapsuleovo

A empresa ainda não definiu um preço para a Ecocapsule, mas ela será apresentada em um festival em Viena no final deste mês e terá pré-encomendas até o final de 2015. Ao que parece, a Nice Architects está disposta a enviar as cápsulas para outras regiões além da Europa. Será que ainda veremos uma dessas aqui no Brasil? Dificilmente, segundo estimativas, o custo de impostos e para remessa da “casinha”, seria algo absurdo para realidade brasileira.

 

Via engadget

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia