Tem sido surpreendente o avanço que temos obtido nos últimos anos no campo da robótica. Somente aqui no 88MPH, por exemplo, já mostramos um robô que aprende por ver vídeos do YouTube, cachorro robô que mesmo “chutado” consegue se manter equilibrado e hoje mesmo citamos aqui o minúsculo robô origami. Mas parece que o mundo da robótica continuará a nos surpreender. Recentemente pesquisadores do MIT  (Massachusetts Intitute Technology) divulgaram um vídeo impressionante, onde o robô Cheetah aparece correndo a incrível velocidade de 8 km/h e que mesmo durante a corrida consegue saltar obstáculos de até meio metro.

robocheetah88

Claro que podemos correr a uma velocidade muito maior do que isso, mas não se esqueça que estamos falando de um robô de 4 “patas”, que precisa ter um sincronismo perfeito no movimento entre elas para alcançar esta velocidade e não bastando isso,  ainda saltar sobre objetos, ou seja, um verdadeiro guepardo robótico.

O Cheetah é um robô acéfalo, que pode planejar um caminho, detectar obstáculos à frente, estimar a altura do objeto e calcular a distância até ele. O incrível é  que depois de saltar sobre o objeto, ele não perde o equilibrio e mantém o seu ritmo de corrida.

“Um salto durante uma corrida é um comportamento verdadeiramente dinâmico”, disse SangBae Kim, professor assistente de engenharia mecânica do MIT. “Você tem que gerenciar o equilíbrio e a energia, e ser capaz de lidar com o impacto após o desembarque. Nosso robô é projetado especificamente para esses comportamentos altamente dinâmicos”.

Experimentos com o robô Cheetah

Um teste bem sucedido com o robô Cheetah, em setembro, foi feito “às cegas”, sem usar câmeras ou outros sistemas de “visão”.  Para poder “ver” o Cheetah é equipado com o LIDAR , um sistema visual que utiliza reflexões a partir de um laser para poder mapear o terreno. A equipe do MIT desenvolveu um algoritmo para planejar o caminho do robô Cheetah com base nos dados do LIDAR. Tanto a visão  quanto o sistema para planejar o caminho, estão dentro do robô, permitindo que ele funcione de forma autônoma, sem precisar de controle humano.

Veja o vídeo:

 

Em testes realizados sobre uma esteira, o robô conseguiu saltar 70% dos obstáculos, com tamanhos diversos, mas todos até meio metro de altura (metade da própria altura do robô). Os objetos eram colocados com apenas um metro de distância, o que exigiu que o robô Cheetah fosse rápido em detectar o objeto e em planejar o salto. Em um outro experimento onde foi dado ao robô Cheetah mais espaço e tempo para poder detectar o obstáculo, ele saltou com sucesso 90% dos objetos em seu caminho.

Os pesquisadores trabalham agora para que o robô Cheetah possa saltar obstáculos durante corridas em terrenos mais macios, como um campo gramado, por exemplo. A pesquisa vem sendo financiada em parte pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA).

Via MIT

 

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia