Nós, seres humanos, somos no mínimo uma espécie curiosa para não dizer contraditória, queríamos voar e para isso inventamos o avião, depois disso consideramos a possibilidade de ser remover o papel de um piloto a bordo e inventamos o drone, que é um objeto voador controlado remotamente. Agora estão querendo desenvolver um conceito de um drone para transporte de pessoas e reintroduzir o papel do piloto a bordo novamente. Vá entender!

 

 

Contradições a parte, o negócio é que o holandês Thrspin Crijns está desenvolvendo um drone com capacidade de transportar uma pessoa e se transformar no futuro, em um novo meio de transporte. Recentemente o inventor demonstrou através de um vídeo, seu primeiro protótipo em funcionamento. Pelo que observamos na apresentação, ele ainda terá que trabalhar muito para que a invenção se transforme em um drone para transporte humano que seja realmente seguro de se voar.

Pelo que observamos no vídeo, o protótipo conseguiu levitar por apenas poucos metros do chão e por muito pouco tempo. O veículo voador criado por Thrspin Crijns possui 16 motores com 16 hélices e é equipado com bateria de íon-lítio. A capacidade de carga do protótipo é de 60 quilos, o que representa aproximadamente o próprio peso do inventor do dispositivo. O sistema de controle que integra o drone é o MultiWii Autopilot e é usado para ajustar a potência dos motores para que funcionem harmonicamente.

Apesar da demonstração não chegar ainda a impressionar, é interessante ver um aparelho que pesa 50 quilos, adicionados aos 60 quilos do piloto, sair do chão. Embora acredite que ainda vai levar muito tempo para que esse dispositivo se transforme em um veículo seguro para transportar pessoas, ele poderá ser muito interessante no transporte de objetos e outros tipos de cargas (que não humanos) com peso até 60 quilos.

Drone para Transporte

Até o momento os drones vem sendo utilizados normalmente em áreas como fotografia aérea, entretenimento, transporte de cargas de pequeno porte e pouco peso e algumas outras aplicações. Mas nada que envolva um drone para transporte de cargas pesadas conforme se propõe o inventor holandês.

Ainda não foi divulgado por Crijns, se existe alguma empresa interessada em investir no desenvolvimento do drone para transporte humano, nem previsão de quando ele se transformará em um produto pronto para ser comercializado. Apenas esperamos que aumentem e em muito a segurança para quem se aventurar em voar neste drone no futuro.

Via Quadro UAS

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia