A Samsung está próxima de apresentar seu novo smartphone de tela grande, o Galaxy Note 5 . A linha Note tem um público cativo que aguarda sempre o mês de setembro para renovar seu phablet,(embora suspeite-se que a Samsung poderá antecipar o lançamento deste ano para agosto). Para amenizar a ansiedade desses fiéis fãs, vamos considerar o que podemos esperar do próximo phablet da Samsung. Aproveite também para visualizar as fotos que foram divulgadas recentemente por uma fabricante de capas em uma página do site da Amazon, onde supostamente aparece o Galaxy Note 5.

Note 5

A Samsung foi pioneira na moda atual de se ter telas de grande tamanho nos smartphones, sendo que até mesmo a Apple, que antes era contrária a essa idéia, aderiu a tendência do mercado e lançou o iPhone 6 Plus com tela de 5.5 polegadas. Agora, mais do que nunca, a Samsung está em uma posição privilegiada neste mercado de phablet  e os fãs da linha Note, consideram o aparelho da marca coreana como um telefone que se diferencia do pacote, incluisive por sua caneta usada para desenho e navegação.

Design e Construção

“Grande” é a palavra para descrever o Note 5. Isso porque Samsung começou toda esta mania de phablet em 2011 lançando seu primeiro smartphone da linha Note com uma tela assustadora (para época)  de 5,3 polegadas. O tamanho do display deste primeiro Galaxy Note parecia ridiculamente gigantesco e ficou restrito a um nicho de mercado de pessoas que começaram a mudar a forma como usavam o celular, dando mais importância a produtividade e ferramentas do aparelho do que a sua portabilidade. Uma tela maior na época oferecia uma experiência de navegação e de consumo de vídeos muito diferente do que se tinha com telas de 4 polegadas.

Suposto Galaxy Note 5

O tamanho da tela do Galaxy Note 5 deverá acompanhar o do seu antecessor e ficar nas 5,7 polegadas. Esse parece ser o ponto ideal entre um ecrã expansivo, que você pode usar para exibir, escrever e para  multitarefas, tudo em uma carcaça que seja confortável para a maioria dos adultos segurar. Surgiram também rumores de que o Galaxy Note 5 seja o primeiro smartphone a ter uma tela 4K, o que seria um grande desafio para bateria e para o gerenciamento de energia do aparelho.

OK,  e sobre os materiais? A família Note adotou uma estética de falso couro em versões anteriores, mas o vazamento de um suposto projeto sugere que a Samsung deve, assim como fez no Galaxy S6, colocar vidro na traseira do Galaxy Note 5.  Se isso de fato vier a acontecer,  provavelmente teremos uma bateria embutida e não uma removível no Note 5. A famosa caneta S Pen, que é umas das marcas da linha Note, poderá ser também auto-ejetável.

Galaxy Note 5

 

 

Software

Embora todos gostariam de ver o Galaxy Note 5 chegar já com o novo Android M, isso não irá acontecer, já que a mais recente versão do sistema operacional da google estará ainda em fase de preview para desenvolvedores. Portanto o nove Note deverá mesmo sair de fabrica com o Android 5.1 Lollipop e é praticamente certo que a Samsung também integre no Note 5  a interface TouchWiz.

 

Câmeras

Samsung usa frequentemente a série Note para intensificar a sua especificação de câmera, por isso não está fora de questão que o Galaxy Note 5 possa vir com 20 megapixels. Por outro lado, uma câmara de 16 megapixels com melhor software de processamento e aumento de sensibilidade à pouca luz também seria útil.
Qualquer fotógrafo sério irá lembrá-lo de que rios de megapixels não são sempre a melhor aposta. Muitas vezes, a quantidade de luz que você pode capturar e processamento preciso, valem muito mais.

Selfies ainda estão na moda, então eu esperaria ver o Galaxy Note 5 com um mínimo de câmera frontal de 5 megapixels (como no Galaxy S6), talvez quem sabe 8 megapixels . Visualizações de grande ângulo e vários gestos ou comandos para tirar as selfies.

 

Hardware

Como a série Note tende a ser o segundo carro-chefe da Samsung, é habitual para este telefone receber upgrade em seu hardware. Pouca coisa se comentou sobre qual será o próximo processador do Galaxy Note 5, mas eu coloco as minhas fichas na hipótese de que a Samsung continuará a utilizar o seu próprio chipset Exynos em vez da Qualcomm Snapdragon 810, como fez com o S6. Porém este campo ainda está muito nebuloso e pode ser que a Samsung nos surpreenda.

Em relação a bateria, um dos benefícios de um projeto não-removível (caso se confirme) é que ele tende a deixar os designers embalar no smartphone uma bateria de maior capacidade para o tamanho do telefone. Seria muito interessante ver o Note 5 superar os 3,220mAh da bateria do Note 4

.Se seguir os passos do S6, o Note 5 não terá um slot para cartão microSD, mas terá opções de capacidade: 32GB e 64GB, no mínimo. Ele provavelmente irá utilizar 4 GB de RAM.

Também é provável que a Samsung equipe o Galaxy Note 5 com um leitor de impressão digital atualizado, juntamente com um monitor de freqüência cardíaca, e provavelmente as mesmas blasters de infravermelhos (para ajustar a TV) que temos visto em muitos telefones high-end da Samsung.

 

Preço e Disponibilidade do Galaxy Note 5

Tomando por referência o lançamento do modelo anterior, o Galaxy Note 5 deverá chegar ao Brasil em novembro, sendo que essa data poderá ser antecipada para outubro, caso a Samsung de fato antecipe também o anúncio mundial do novo Phablet para agosto.

Caso o dólar continue em alta (e fatalmente continuará), é praticamente certo que o preço do Galaxy Note 5 seja bem maior do que o preço de lançamento do Note 4.

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia