Você deve conhecer a banda Radiohead, de clássicos do pop rock como “Fake Plastic Trees”, “High and Dry” e “Creep”. Pois bem, o inquieto vocalista da banda, Thom Yorke, soltou o verbo pra cima do Google e do YouTube, durante uma entrevista para o jornal italiano La Repubblica. A declaração bombástica parte de seu pensamento de que a gigante das buscas se comporta como os nazistas que durante a Segunda Guerra Mundial, usavam o poder para se apropriar da arte. Veja a declaração abaixo:

Vocalista do Radiohead detona o Google

“Um amigo me contou sobre esse aplicativo para pular comerciais no YouTube… eles colocam propagandas antes de todos os conteúdos, fazendo muito dinheiro a partir disso e, mesmo assim, os artistas não são pagos ou recebem pequenas somas, e aparentemente isso está bom para eles…”

Thom Yorke disse que não consegue ver uma solução para o problema e que só sabe que o Google lucra muito com o trabalho alheio, mas que os verdadeiros artistas, não lucram muito com isso. As palavras são bem fortes.

Vocalista do Radiohead detona o Google

“As pessoas continuam a dizer que essa é uma era em que a música e o cinema são gratuitos. Isso não é verdade. Os criadores desses serviços fazem dinheiro — Google, YouTube. Uma grande quantidade de dinheiro, arrastando as coisas como se fosse no mar — eles pegam tudo o que existe”.

E finalmente a comparação bombástica, que está dando o que falar e levantando muita polêmica e discussão em relação aos pagamentos realizados por propriedade intelectual:

“Ah, desculpe, isso é seu? Agora é nosso. Não, não, estamos brincando — ainda é seu’. Eles tomaram controle disso — como os nazistas fizeram durante a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, é o que todos estavam fazendo durante a guerra, até mesmo os ingleses — roubando a arte de outros países. Qual diferença existe?”

Thom Yorke nunca olhou com bons olhos os serviços de streaming atuais, por isso mesmo, acabou sendo uma surpresa quando toda a obra do Radiohead foi colocada no Apple Music. E se você não conhece o Radiohead, pode escutar a obra dos caras por lá. Ou pode assistir agora o videoclipe de Fake Plastic Trees, no YouTube, para aumentar ainda mais a polêmica!

 

Via The Verge

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia

  • Leon

    Radiohead? Não, obrigado…

  • Thiago

    Me amarro nesta banda, tenho em meu celular pelo menos umas 8 músicas deles.