A partir de hoje, o excelente app para edição de fotos, Adobe Lightroom, deixa de exigir uma assinatura paga do pacote Creative Cloud e pode ser usado gratuitamente nos dispositivos móveis Android, seguindo o que já havia ocorrido em outubro para os smartphones iOS. Essa sem divida é uma grande notícia para os que gostam de usar a câmera de seus celulares, já que agora terão acesso gratuito às poderosas ferramentas de edição do Lightroom.

Adobe Lightroom app

A Adobe Lightroom é excelente para organizar suas fotos, sincronizar com seus arquivos no desktop e principalmente para a edição, com excelentes ferramentas. É possível ajustar contraste, sombras, enquadramento e muito mais. O app trabalha com imagens no formato RAW e permite que você compartilhe suas fotos com as redes sociais.

Diferente de seus outros programas da Adobe, o acesso ao app móvel do Lightroom exigia que o usuário tivesse uma assinatura paga da versão do programa para desktop, exigência essa que não existe mais.

Funções Restritas do Adobe Lightroom

A Adobe não liberou completamente todas as funções do Adobe Lightroom, embora a maioria das funcionalidades estejam disponíveis gratuitamente. Algumas ferramentas do programa necessitará que o usuário tenha a versão paga do Lightroom para desktop, como por exemplo a capacidade de realizar edições em arquivos pequenos e depois sincronizá-los de volta para arquivos RAW presentes no desktop.

Ferramentas do Adobe Lightroom

A Adobe tem fornecido gratuitamente as versões móveis de seus famosos programas para edições de foto e video, na esperança que os usuário dos apps móveis se sintam seduzidos a adquirir a versão paga de seu pacote de programas Creative Cloud para desktop. A estratégia de aumentar a base de usuários de seus apps para Tablets e Smartphones, tem sido adotada já há algum tempo pela Adobe. Recentemente, ela também disponibilizou para usuários Android, o app Premiere Clip, que até então estava disponível somente para iOS.

O Adobe Lightroom está disponível para ser baixado nas lojas virtuais Google Play e App Store.

Via Adobe

Sobre o autor

Derek é formado em engenharia eletrônica e já trabalhou em diversos campos da tecnologia. Apaixonado pelo mundo High-Tech, escreve artigos para o 88MPH.