A Qualcomm anunciou anteriormente que estaria produzindo uma versão personalizada do seu chipset Snapdragon amplamente utilizado em drones. A empresa afirma que os seus processadores Snapdragon Flight irão baratear o custo de um drone, melhorar a vida útil da bateria e fazer com que recursos avançados possam estar disponíveis a uma maior número de usuários. A empresa divulgou um video para que o público tivesse uma idéia sobre os avanços que o chipset da  Qualcomm poderá trazer para a nova geração de drones.

O video acima oferece uma pré-visualização das capacidades do Snapdragon Flight, mostrando um drone que desvia de forma autônoma de obstáculos. Outra novidade apresentada pelo drone equipado com o Snapdragon Flight, são seus sensores embutidos que permitirão mapear ,em 3D, os espaços por onde passa. Um recurso que pode ser muito útil, por exemplo, para mapear cavernas.

Mapeamento Snapdragon Flight

Snapdragon Flight Promete Drones mais Baratos

O drone apresentado pela Qualcomm possui câmera para captar videos em 4K e fotos em altíssima resolução. “Acreditamos que, com este chip, será possível fazer com que um drone com câmera 4K que custa em em média US$ 1200, passe a custar entre 300 e 400 dólares, e estimamos que será possível estender a duração da bateria de 20 minutos para algo entre 45 e 60 minutos. Isso vai permitir com que drones desta categoria possam ser acessíveis a um público muito maior e criar uma nova gama de aplicações.” afirma Raj Talluri, porta voz da Qualcomm.

Sem dúvida será um grande avanço ter drones que possam ter autonomia de voo que podem chegar até 60 minutos. A duração da bateria tem sido uma das criticadas limitações de um drone e a Qualcomm estará dando um grande passo com o seu novo processador, principalmente se conseguir de fato derrubar os preços atuais de drones desta categoria.

A Qualcomm citou que o video divulgado apresenta apenas algumas características do que o Snapdragon Flight poderá trazer a um drone e que irá revelar todas as novidades na CES 2016, conferência sobre tecnologia que acontecerá neste mês de janeiro, em Las Vegas.

Via Qualcomm / YouTube

Sobre o autor

Derek é formado em engenharia eletrônica e já trabalhou em diversos campos da tecnologia. Apaixonado pelo mundo High-Tech, escreve artigos para o 88MPH.