A Sony confirmou o que muitos usuários da PlayStation Network já sabiam. Desde a manhã de ontem a PSN está off-line. PlayStation Network fora do ar significa milhares de jogadores insatisfeitos por ficarem impossibilitados de jogar on-line ou realizar compras na PlayStation Store.

Em um comunicado , através de um dos seus perfis oficiais no Twitter (@Ask PlayStation), a Sony postou que reconhecia o problema e que estava investigando o motivo pela queda da PlayStation Network. Essa não é a primeira vez que o serviço da PSN fica inesperadamente inacessível. Em 2011, por exemplo, a segurança dos dados dos usuários na rede da Sony ficou comprometida, o que levou a uma interrupção de 23 dias.

Ainda não foi esclarecido a real causa do problema desta vez. Até o fechamento desta matéria, qualquer um que tentasse acessar um recurso on-line de um jogo, se depara com um aviso de que a PlayStation Network está em manutenção. O problema é em escala mundial e jogadores de diversos países tem manifestado sua insatisfação pelas redes sociais.

PlayStation Network

Não sabemos se o problema está relacionado com a notícia recente de que o Playstation 4 foi finalmente desbloqueado, mas é certo que os engenheiros da Sony devem estar tendo uma enorme dor de cabeça para normalizar o serviço. Até lá o jeito será chamar os amigos para sua casa e  se contentar com os jogos offline.

Suposto Ataque da LizardSquad a PlayStation Network

Alguns tweets postados por uma conta do grupo de hackers conhecido como LizardSquad, sugerem serem eles os responsáveis pela falha que derrubou a PSN. Segundo um dos tweets, um suposto tipo de ataque DDoS foi usado para deixar a PlayStation Network offline.  A Sony não se manifestou sobre o assunto.

https://twitter.com/LizardXbay/status/684132961776697344

Enquanto não temos um posicionamento oficial da empresa sobre o que causou a derrubada da PSN, torceremos para que nada tenha haver com vazamento de informações dos usuários do serviço.

A Sony terá nesta terça-feira, uma conferência de imprensa na CES.

[Atualização]  Usuários tem reportado que a PSN voltou a funcionar na manhã desta terça-feira.

Via The Verge

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia