A tecnologia tem avançado muito em vários campos e não poderia ser diferente com as redes sem fio. As redes wi-fi precisavam avançar no intuito de atender, de forma satisfatória, a um número cada vez maior de aparelhos conectados que uma pessoa possui em sua casa. Com a popularização de dispositivos para a casa, como alarmes, lâmpadas e quem diria, até geladeiras, como a lançada pela Samsung, mudanças eram necessárias. É a chamada IoT, Internet das Coisas chegando pra ficar. Por isso, é muito bem-vinda o anúncio da Wi-Fi Alliance, consórcio de empresas responsável por definir os padrões desse tipo de rede, a chegada da WiFi HaLow, mais rápida e com o dobro do alcance das redes atuais.

WIFI Alliance anunciou a WiFi Halow, novo padrão de rede sem fio

O objetivo dessa nova tecnologia, é justamente atender toda a crescente demanda impulsionada pelo mercado de IoT, fazendo com que você tenha uma melhor distribuição do sinal em sua casa, mesmo com inúmeros aparelhos conectados. Lembramos que o padrão atual para esta tecnologia  é o 802.11ac. Enquanto isso, as redes WiFi HaLow receberam a nomenclatura de 802.11ah e operará na faixa dos 900 MHz. Veja a declaração de Edgar Figueroa, Presidente e CEO da Wi-Fi Alliance.

“O WiFi HaLow é bem adequado para atender às necessidades de Smart Home, Smart City e os mercados industriais, devido à sua capacidade de operar com potência muito baixa, penetrando através das paredes e operando com alcance significativamente mais longos do que o WiFi atual.”

O anúncio divulgado no site oficial da Wi-Fi Alliance ressalta que a WiFi HaLow é capaz de criar um sinal com o dobro de alcance da tecnologia 802.11ac, mas empolga mesmo é saber que ele promete “penetrar através das paredes” com mais facilidade, conforme disse Figueroa. Isso deve resolver muitos dos problemas de variação e perda de sinal, tão comuns atualmente.

WIFI Alliance anunciou a WiFi Halow, novo padrão de rede sem fio

Acreditamos que WiFi HaLow tem endereço certo: o Bluetooth. Isso, porque, as placas HaLow com certeza, vão acabar dentro de trackers de fitness, sensores, câmeras de segurança e uma variedade de outros aparelhos domésticos, da chamada Smart Home.

A Wi-Fi Alliance pretende começar a certificar produtos compatíveis com a WiFi HaLow até o início de 2018, mas eles devem chegar ao mercado bem antes disso. A tecnologia deve primeiro aparecer no mercado corporativo, aqueles que trabalham com pequenos sensores e muitos dispositivos conectados, mas não deve demorar a aparecer nas residências. Não pense que a tecnologia 802.11ah substituirá a 802.11ac por enquanto, mas ela deve ser um complemento.

Quanto ao Brasil, sabemos que os roteadores com a tecnologia 802.11ac ainda estão se popularizando em nosso país. Portanto, prepare-se para esperar ainda, por um bom tempo.

 

Via Wi-Fi Alliance

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia