O que você achou da foto abaixo? Parece mesmo incrível que alguém tenha conseguido enquadrar um avião em pleno voo, por uma escada e sua gaiola de segurança. A foto, tirada por Chay Yu Wei ,é tão impressionante que levou a Nikon a premiá-la na última quinta-feira, em um concurso de fotografia chamado Look Up, promovido pela marca japonesa. Até aí nenhum problema,certo? Errado, a foto não passava de uma grande farsa.

Foto Concurso da Nikon

A escolha da foto acima como vencedora do concurso da Nikon, levou outros fotógrafos a investigarem e descobrirem que a imagem vencedora de Yu Wei era na verdade o resultado de uma montagem, ao invés de uma genuína e fortuita fotografia.

“Yu Wei estava em um conjunto de escadas tirando algumas fotos com seus amigos em Chinatown, e imaginou que a vista acima seria uma perspectiva interessante,mal sabia ele que pegaria um avião em pleno ar.” ,escreveu a Nikon, em um post no Facebook, anunciando a foto de Yu Mei como sendo a premiada.

Pedidos de Desculpas a Nikon

O anuncio trouxe polêmica e muitos seguidores do perfil da Nikon no Facebook apontavam para o que de fato é a foto: uma farsa. Em um post no Instagram, Yu Wei escreveu, “Eu bati uma foto da escada e, posteriormente, senti que um avião naquele local criaria uma imagem interessante. Daí, eu inseri o avião, através do PicsArt e publiquei a imagem no Instagram … não era para enganar ninguém. Eu teria feito isso com o Photoshop se caso realmente quisesse mentir sobre isso, mas não, foi apenas uma brincadeira editada pelo app PicsArt e enviada a rede social.”

Yu Mei admite que passou dos limites quando submeteu a farsa ao concurso de fotografia e pediu desculpas à empresa japonesa e aos demais fotógrafos: “Eu realmente sinto muito por desrespeitar a Nikon e seu concurso. Peço sinceras desculpas … .para todos os fotógrafos da Nikon, e para a comunidade de fotografia como um todo.”

Claro que, assim como tudo o que acontece pelas redes sociais, a gafe da Nikon virou alvo de versões bem-humoradas da foto de Yu Mei, conforme pode ser visto abaixo.

plane-2-2-720x720

Piada com a Nikon

plane-5-698x470

No sábado, a Nikon disse aos seus fãs no Facebook que tinha cometido “um erro”, e prometeu “apertar o processo de revisão de imagem para evitar situações semelhantes no futuro.”

 

Via Digital Trends

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia