A busca por smartphones mais modernos e com diferenciais que convençam os consumidores a trocarem seus celulares é interminável. Pesquisadores canadenses da Universidade de Queen criaram um protótipo de um smartphone flexível que permite aos usuários navegar em páginas dobrando a tela.

Smartphone Flexível

O que se vê é um telefone Android totalmente funcional com uma tela OLED flexível da LG com resolução de 720P, similar a tela apresentada pela empresa na CES 2016. O smartphone flexível possui sensores, na parte traseira do dispositivo, que combinados com a vibração e efeitos sonoros, criam o que os pesquisadores estão chamando de “eyes free navigation”, um efeito que permite aos usuários terem a sensação de estarem manipulando um objeto físico.

“Quando este smartphone flexível é dobrado para baixo e à direita, as páginas também são folheadas nesta direção, como se estivessem em um livro”, disse Roel Vertegaal da Universidade Human Media Lab, em um comunicado de imprensa. “Quanto maior a inclinação da curva da tela, maior a aceleração da troca de páginas. Os usuários podem sentir a sensação da página se movendo através de seus dedos, graças a uma vibração detalhada do telefone.”

Angry Birds em um Smartphone Flexível

A nova tecnologia também foi aplicada em jogos, como no caso do Angry Birds. “Basta dobrar a tela para esticar o estilingue”, explica Vertegaal. “À medida que a faixa de borracha se expande, os usuários experimentam vibrações que simulam as de um elástico se esticando. Quando liberado, o pássaro é lançado para um voo por toda a tela”.

Os fabricantes tem, já há algum tempo, testado aplicações para smartphones com telas flexíveis. O grande desafio é ir além do que apenas ser uma curiosidade e tornar as telas flexíveis algo realmente útil para quem usa um smartphone no dia-dia. A tecnologia tem avançado e Roel Vertegaal acredita que em apenas 5 anos, já será possível ter um smartphone flexível disponível para o mercado.

Via The Verge

 

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia