Estamos definitivamente na era da realidade virtual, grandes empresas estão investindo pesado nos três pilares da tecnologia: câmeras para produção de conteúdo VR, dispositivos para reprodução deste conteúdo e software. As apresentações feitas por LG e Samsung, ontem na MWC, foram uma prova de que a tecnologia para realidade virtual nunca esteve tão acessível como agora. A Samsung, especificamente, que já tem no Gear VR uma boa solução para reprodução de conteúdo, anunciou o seu primeiro dispositivo para produção de videos em 360 graus: o Gear 360.

Gear 360

A nova câmera da Samsung permite gravar videos em 360 graus em uma resolução que pode chegar até 3840×1920 pixels. A Gear 360 possui duas lentes fisheye ,posicionadas em sentidos opostos em uma esfera. A câmera pode gravar simultaneamente através das duas lentes, para produzir conteúdo em 360 graus, ou utilizar apenas uma das lentes. Outra característica interessante é a capacidade da câmera em gravar vídeos em 2D ou 3D, de acordo com a preferência do usuário.

Gear 360 Frente

A Gravação de videos em 360 graus normalmente produz arquivos pesados, que consomem muito espaço na memória de um dispositivo. Para dar conta do recado, a Gear 360 vem com memória interna de 128 GB, o suficiente para que você armazene seus videos até o momento de transferi-los para o computador.

A Gear 360 é uma uma boa opção para registrar seus momentos de esporte e aventura, já que é bem leve, pesando apenas 153 gramas, e possui resistência à poeira e água (IP57). Não chega a ser a mais compacta entre as câmeras que gravam em 360 graus. A Luna ,uma câmera que já comentamos aqui no site, é ainda mais leve e menor, embora não se aproxime da resolução alcançada pela Gear 360.

Ficou interessado? Pois bem, a Samsung anunciou que disponibilizará a Gear 360 para alguns mercados selecionados, mas ainda não divulgou quais serão, nem quando estará disponível para venda. Enquanto isso confira abaixo alguns vídeos em 360 graus que foram produzidos pela novo gadget da empresas sul coreana.

Via Samsung

Sobre o autor

Derek é formado em engenharia eletrônica e já trabalhou em diversos campos da tecnologia. Apaixonado pelo mundo High-Tech, escreve artigos para o 88MPH.