Muita gente acha que a tecnologia 4K vai pegar. Mas ainda não encontramos muitas pessoas que já tenham adquirido uma TV compatível com a chamada resolução Ultra HD, ou UHD. Mas os japoneses e coreanos não estão nem aí e acreditam que a tecnologia já é uma realidade. Agora esqueça os 4K. Se ela enche os olhos de quem fica em uma loja apreciando, imagine se você pudesse assistir os Jogos Olímpicos Rio 2016 com uma transmissão 8K. Ou você prefere uma transmissão em VR (realidade virtual)?

Olimpíadas Rio 2016 serão transmitidas em 8K e VR

OBS (Olympic Broadcasting Services), divulgou que serão transmitidas mais de 130 horas dos Jogos Olímpicos 2016 em 8K, que significa uma resolução incrível de 7680×4320. O som será surround de 22.2 canais. Mas claro que isso não ocorrerá em terras tupiniquins. Por aqui ainda estamos engatinhando no 4K e o serviço mais conhecido com a tecnologia é o Netflix. E mesmo assim apenas para algumas atrações. Essa transmissão especial das Olimpíadas Rio 2016 ocorrerá apenas para o Japão, para nossa tristeza.

Claro, que nem tudo será transmitido com a nova tecnologia 8K. Isso ocorrerá apenas para algumas sessões, como as cerimônias de abertura, encerramento e algumas modalidades esportivas. Mas também, porque seria diferente? Praticamente ninguém possui uma TV compatível com essa transmissão 8K, pois só existe no mercado uma TV com essa resolução. O modelo é uma Sharp, que custa mais US$ 130,000.

Olimpíadas Rio 2016 serão transmitidas em 8K e VR

Todo os esforços para transmissão dos jogos Olímpicos nessa nova tecnologia 8K, são considerados apenas como testes para a OBS e o grande alvo será realizar a transmissão em 8K em sua totalidade, para as Olimpíadas Tóquio 2020.

Olimpíadas Rio 2016 serão transmitidas em 8K e VR

Mas é interessante notar que a OBS, pretende transmitir aproximadamente 7.000 horas de vídeo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 para que sejam executados testes em 4K downscaled, HDR, e uma gama de cores ampliada em comparação às transmissões anteriores. A OBS também vai transmitir as Olimpíadas em VR no Japão, para quem tiver um dispositivo em casa.

E você, em que TV pretende assistir os jogos?

 

Via CNET

 

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia