A nova ferramenta lançada pelo Google tem a ver com música. O objetivo é ajudar crianças a aprender, enquanto se divertem com sons e animações extremamente encantadores e viciantes. O nome é Chrome Music Lab e embora o alvo principal seja o público infantil, a ferramenta mexe demais com os adultos. Portanto, leia independente de sua idade, pois não irá se arrepender.

Chrome Music Lab

Como funciona?

É tudo muito simples. O Chrome Music Lab traz 12 experiências diferentes. Nelas você irá aprender inicialmente os conceitos mais básicos de acordes, ritmos e arpejos. Mas isso é só o início. Você também chegará em aspectos mais complexos da música como espectrogramas e osciladores. Por exemplo, falando de arpejo, que é a execução sucessiva das notas de um acorde (ao invés de tocar simultaneamente as notas de um acorde, essas mesmas notas são tocadas uma a uma), ele possui uma ferramenta equivalente que permite que você use as notas para criar trilhas. Tudo muito simples e intuitivo.

Quanto a ferramenta de oscilador, só vendo para se ter ideia. É muito legal! Ela permite o ajuste do tom da música (mais grave ou agudo) e a frequência. Para isso basta você mover o dedo para cima e para baixo, usando o cursor do mouse.

Tem muito mais: procure ver como funciona o voice spinner, que é uma ferramenta que permite brincar com os sons que chegam pelo microfone do seu computador.

Chrome Music Lab

Mas o Chrome Music Lab é só para o Chrome?

A boa notícia é que, assim como acontece com a maioria do softwares disponibilizados pelo Google, o Chrome Music Lab é compatível com outros navegadores e não somente com o Chrome, como os mais precipitados poderiam falar. Claro, não vá forçar a barra e tentar usar com o Internet Explorer, pois ele já era, De cara, o Google manda o recado: “ele não suporta as tecnologia que fazem estes experimentos funcionarem”. A principal delas é a API Web Audio.

Mas se o seu negócio é dispositivo móvel, você não ficará na mão. Além disso dos navegadores, o Chrome Music Lab pode ser usado em smartphones e tablets.

Chrome Music Lab

Não deixe de experimentar. Não importa a sua experiência e mesmo que você esteja dando os primeiros passos no mundo da música, o Google Chrome Music Lab promete te ajudar. Tudo é baseado em animação e portanto, divertido. Se você considera que os métodos para aprender música são sempre enfadonhos, agora sua opinião mudará. O grande risco aqui é você ficar viciado e não querer parar mais. Siga o link e divirta-se!

Via Chrome Music Labs

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia