Quem não se lembra das engenhocas encontradas por Marty Mcfly quando chegou ao futuro no filme “De Volta para o Futuro 2”? Entre elas chamava atenção um tênis da Nike que ajustava os cadarços automaticamente. Pois o futuro chegou, a Nike está prestes a lançar no mercado o seu tênis HyperAdapt 1.0 e liberou um teaser fornecendo mais detalhes sobre a novidade.

Segundo a empresa de material esportivo, o HyperAdapt 1.0 foi inicialmente pensado como uma bota para snowboarding, mas evoluiu para essa versão comercialmente mais viável e que servirá de base para o desenvolvimento de novos calçados. É o que eles chamam de “a manifestação do inimaginável” por trazer características inovadoras e que pretendem mudar o mercado.

HyperAdapt 1.0 – Tênis com Ajuste de Pressão

Através de uma combinação de processos mecânicos e eletrônicos, o tênis é capaz de se adaptar a tensões diferentes, escolhida pelo usuário, para amarração automática dos cadarços, conforme explica Tiffany Beers, responsável pelo setor de inovação da Nike: “Ao vestir o tênis, seu calcanhar irá pressionar um sensor e o sistema irá ajustar os cadarços automaticamente”.

Nike HyperAdapt 1.0

O tênis foi concebido com a finalidade de atender aos atletas, já que muitas vezes são vítimas de problemas decorridos do uso de tênis com cadarços apertados demais ou muito soltos. O HyperAdapt 1.0 possibilita um ajuste preciso, conforme explica Beers: “Existem dois botões nas laterais para deixar mais apertado ou mais solto e você pode mexer até que fique perfeito”.

O HyperAdapt 1.0 terá três opções de cores e começara a ser vendido inicialmente para os membros do programa Nike+ no final de 2016.

 

Via Nike

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia