Levando-se em conta a gigantesca base de usuários que utilizam diariamente serviços como Gmail, Google Drive, Google Fotos e outros oferecidos pela empresa sediada em Montain View, dá para imaginar a robusta e complexa estrutura que os Centros de Dados do Google precisam ter para armazenar e processar tanta informação. Porém agora poderemos ir além do que apenas imaginar, o Google disponibilizou no YouTube um video em 360 graus que nos permite conhecer, como se estivéssemos lá , seu Data Center em The Dalles, Oregon.

Vale lembrar que para se ter uma melhor visualização do vídeo, é interessante que se use o navegador Chrome para desktop, o aplicativo de YouTube para dispositivos móveis ou Google CardBoard. O video tem pouco mais do que 8 minutos e é uma experiência muito legal para os que amam tecnologia ou simplesmente tem a curiosidade de saber como suas informações, confiadas ao Google, são armazenadas e protegidas. Você pode olhar em todas as direções e se sentir como se tivesse fisicamente dentro de um dos centros de dados mais avançados do planeta.

“Alguns meses atrás, alguns membros do time de desenvolvedores do Google Cloud tiveram uma rara oportunidade de visitar o Data Center do Google em The Dalles, Oregon”, relata Greg Wilson, funcionário do Google. “Muitos de nós já tínhamos visitado outros centros de dados não pertencentes ao Google em nossas carreiras, mas a experiência foi além de qualquer coisa que poderíamos imaginar. Ficamos impressionados com a incrível atenção à segurança e privacidade, e os esforços para tornar o Data Center extremamente eficiente.”

Data Center do Google

O Data Center do Google em The Dalles foi aberto em 2006 e foram necessários US$ 1,2 bilhões para instalação de todos os equipamentos. Segundo o Google a cidade foi escolhida por oferecer boa oferta de mão-de-obra e infra-estrutura adequada para fornecimento da grande quantidade de energia necessária para alimentar os inúmeros servidores.

O lançamento deste tour virtual pelas instalações do Google veio junto com o evento Google Next 2016, que ocorre em São Francisco, Estados Unidos. No evento, que se encerra hoje (24/3), indivíduos da comunidade do Google Cloud Plataform se reúnem para discutir sobre os avanços no desenvolvimento da tecnologia em nuvem.

Via Digital Trends 

Sobre o autor

Derek é formado em engenharia eletrônica e já trabalhou em diversos campos da tecnologia. Apaixonado pelo mundo High-Tech, escreve artigos para o 88MPH.

  • Denis Oliveira

    Haja HD para armazenar tanta informação.