É amigos… ou essa história é fake, com algumas daquelas montagens fantásticas, ou o francês Franky Zapata pode estar nos levando ao sonhado skate voador de “De volta para o futuro 2”. Flyboard Air ainda é um protótipo, mas é fruto de um trabalho de quatro anos para tentar fazer um skate voar carregando uma pessoa.

Flyboard Air
Zapata diz que o Flyboard Air pode atingir até 30 metros de altura. E para provar isso ele está fazendo vídeos com testes operacionais do hoverboard. O criador do brinquedo afirma que ele alcança uma velocidade de até 150 Km/h e possui 10 minutos de autonomia de voo. O controle é manual e o skate fica preso aos pés do piloto.

Zapata não é um mero desconhecido. Anteriormente ele já havia projetado, em 2011, um aparelho que utiliza jatos de água para levantar um pessoa sobre a água até 9 metros de altura. Nele a pessoa pode fazer algumas acrobacias, com diversão garantida.

Flyboard Air
O Flyboard Air não está disponível para comercialização, por enquanto, pois deverá permanecer em fase de testes durante um bom tempo. Repare que todos os vídeos existentes mostram testes sobre a água, por questões de segurança. Mas não deixa de ser incrível ver Franky Zapata voar a 30 metros da água em um hoverboard, com extrema facilidade.

img_3202
Deu vontade de voar? Pois saiba, que futuramente o Flyboard Air deverá ir bem mais além, já que Zapata afirma na descrição do aparelho que ele pode, em um voo autônomo, alcançar a altura de 10.000 pés. Embora não tenha sido divulgado maiores detalhes, o que se sabe é que o Flyboard Air utiliza um motor à gasolina. Seria interessante conhecer outros aspectos da construção, mas isso certamente não seria interessante nessa fase do projeto, por motivos óbvios.

 Taí um skate voador, que se for verdadeiro, valerá à pena. O que temos visto até então, são tentativas frustadas e extremamente caras, que não devem chegar ao mercado por serem comercialmente inviáveis e apresentarem muito pouco. Parece que agora o Google tem um bom motivo para pensar em aposentar de vez seu projeto de fazer entregas à domicílio usando drones.

Veja o vídeo do Flyboard Air, Teste 1:

Via Gizmag

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia

  • Alessandra Leite Ramalho Lacer

    Incrível, espero que dê tudo certo, já estava achando que isso estava demorando.

    Sobre os drones fazerem entregas acho que ainda é mais viável, pq deve ser bem mais acessível e menos perigoso. Futuramente estas tecnologias serão bem comuns no dia-a-dia das pessoas em muitos países, é normal que hajam coisas parecidas funcionando ao mesmo tempo.

    De qualquer forma o mercado vai se diversificar muito quando estas coisas chegarem às mãos do s consumidores, o que vai ser benéfico para eles.

    • Diogo Reis

      É um caminho sem volta. Muito em breve esse tipo de tecnologia vai fazer parte do nosso dia a dia.