Parece realmente meio inútil ter um Windows 95 em um Apple Watch, mas não podemos negar que é no mínimo curioso ver o sistema da Microsoft rodando em um wearable, ainda mais se tratando do Windows 95.

O desenvolvedor Nick Lee postou um vídeo no YouTube mostrando o sistema operacional instalado e funcionando. Apesar da lentidão, o sistema consegue ser mais funcional do que poderíamos esperar.

Conforme Lee descreve em seu blog, as especificações do Apple Watch são bem superiores às que se encontravam em um típico PC na época em que o Windows 95 era o carro chefe da Microsoft. A verdadeira dificuldade está no fato da Apple, evidentemente, não proporcionar uma maneira de instalar novos sistemas operacionais no smartwatch. Para conseguir o feito, Nick Lee teve que modificar o software de desenvolvimento da Apple em “formas pouco ortodoxas”, conforme ele mesmo relata. Isso permitiu transformar o Windows 95 em um aplicativo do Apple Watch.

Outro desafio encontrado pelo desenvolvedor foi o fato da tela do smartwatch querer a todo instante desligar quando não está em uso. Para lidar com isso, Lee montou um tubo motorizado que constantemente aciona a coroa do relógio, impedindo que a tela se apague.

Windows 95

Parece que instalar jogos e aplicativos em plataformas que não foram concebidas para tal, é um desafio que atrai muitos desenvolvedores, como por exemplo o de um desenvolvedor que conseguiu fazer rodar no Apple Watch, o clássico jogo Doom.

Via Nick Lee

Sobre o autor

Derek é formado em engenharia eletrônica e já trabalhou em diversos campos da tecnologia. Apaixonado pelo mundo High-Tech, escreve artigos para o 88MPH.