A Boston Dynamics continua a desenvolver seus robôs que são impressionantes e assustadores ao mesmo tempo. Vale lembrar as apresentações anteriores do robô Atlas, do robô cachorro e até mesmo de um robô que corre e salta sobre obstáculos  e que recebeu o nome sugestivo de Cheetah. A empresa apresentou agora o mais novo destas criações, o SpotMini. Um robô que anda sobre quatro “patas” e que tem um pescoço alongado. A aparência é realmente estranha, mas é interessante ver a capacidade dele se adaptar ao ambiente tradicional de uma casa.

O SpotMini foi desenvolvido para executar tarefas em pequenos espaços, similares a de uma residência comum. Entre diversas coisas, ele tem a capacidade de se agachar por debaixo de uma mesa ou de esticar seu pescoço para pegar copos em um a pia, por exemplo.

Mas nem tudo é simples quando se tenta colocar um robô dentro de casa, o video mostra o robô tomando um baita tombo ao passar por uma área escorregadia do piso, mas não precisa sentir pena. O robô logo se levanta sozinho, usando o seu comprido pescoço como uma alavanca de apoio.

SpotMini

O robô possui sensores e câmeras que permitem que ele se locomova de forma autônoma, embora ainda necessite ser monitorado por um ser humano quando se desloca por terrenos mais acidentados. O SpotMini pesa 30 quilos e possui um conjunto de baterias que lhe confere uma autonomia de 1 hora e meia.

Apesar de assustador, espera-se que em algum momento em um futuro não muito distante, pessoas comuns possam ter, em suas casas, robôs similares ao SpotMini para ajudar nas tarefas diárias.

Via The Verge

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia