Entre fevereiro e abril deste ano, a OpenSignal realizou 85 milhões de testes, com 45 mil usuários espalhados por todo o Brasil. O intuito da pesquisa é avaliar o estado das redes de internet móvel no país e identificar quais as operadoras estão oferecendo o melhor serviço, principalmente na rede 4G.

Rede 4G

O estudo levou em consideração seis quesitos, tendo a Vivo se destacado com o primeiro lugar em quatro dos seis ítens avaliados e empatado com outras operadoras em mais dois. A TIM também figurou bem, ficando em primeiro lugar em três quesitos, porém todos eles divididos com outras empresas. Vamos então a avaliação:

Disponibilidade de Rede 4G

Esse quesito considerado pela OpenSignal avaliou a quantidade de tempo que os usuários da rede 4G conseguem ficar conectados ao LTE. Em outras palavras, é o tempo total de uso que as pessoas conseguem de fato aproveitar as velocidades mais altas da rede 4G.

Disponibilidade Rede 4G

A melhor operadora neste quesito foi a Vivo, com 56,8% do tempo conectada ao 4G, e em segundo lugar, mas não muito distante, ficou a TIM com 56,2%, o que pode ser considerado um empate técnico.

A OpenSignal fez essa medição através de aplicativos instalados nos smartphones de usuários das 5 maiores operadoras do Brasil.

Velocidade de Download

Assim como a disponibilidade de rede, a velocidade de download é outro ponto considerado de grande importância pelos usuários. Segundo o estudo, a Vivo teve melhora neste aspecto desde a última medição feita durante a Copa do Mundo, em 2014. A Vivo atingiu acima do dobro de velocidade média na rede 4G, do que o obtido pela TIM, e 50% a mais do que a Claro e Oi.

Velocidade Rede 4G

Quando o assunto é velocidade de download na rede 3G, a liderança é dividida entre Claro, Vivo e TIM, empatadas tecnicamente.

speed3g

Latência

Este quesito mede o tempo gasto entre a solicitação e o envio de dados pela rede. Neste aspecto a Vivo tem o pior resultado entre as empresas avaliadas. Ficando a Oi e a TIM empatadas no primeiro lugar.

Latência Rede 4G
Em uma análise geral, a Vivo de fato parece oferecer o melhor serviço de rede 4G no Brasil, mas ainda assim muito abaixo da qualidade encontrada em inúmeros países do mundo. Por exemplo, no que diz respeito a disponibilidade de rede, o Brasil está entre os últimos da América do Sul.

Via OpenSignal

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia