Sabemos poucas coisas sobre como é a vida na Coreia do Norte, um dos países mais isolados do planeta, mas o mundo teve nesta semana um raro vislumbre de como a internet neste país funciona. Não surpreendentemente, parece bastante sombria.

Na terça-feira, a Coreia do Norte ao reconfigurar os nomes de seus servidores, revelaram – aparentemente por acidente – uma lista completa dos sites de domínio “.kp”. A descoberta foi feita pelo engenheiro de segurança Matt Bryant, que publicou os dados vazados no Github.

Coreia do Norte

Coreia do Norte com Apenas 28 Sites

De acordo com os dados, o país tem apenas 28 domínios registrados. Para termos uma perspectiva do quanto de fato isso é insignificante, existem mais de 140 milhões de domínios .com e .net no mundo, e mais outros milhões de domínios para cada país, como: .fr para França e .cn na China e .br para o Brasil. Escrevendo no blog Coreia do Norte Tech, Martyn Williams observa que a lista não inclui domínios para intranet da Coreia do Norte, que está disponível para um seleto grupo no país e inacessível a partir da web global.

Não espere obter uma espiada fácil. Muitos desses sites são inacessíveis, seja porque não são feitos para serem vistos fora da Coreia do Norte ou simplesmente porque as conexões de internet do país são particularmente frágeis. Esse vazamento no entanto, oferece um fascinante olhar para a vida on-line sob um regime totalitário. Entre os 28 domínios temos um portal de receitas, um site de viagens, e o que parece ser uma rede social. Há também um site para uma instituição de caridade para pessoas idosas e uma página para sua associação marítima.

A censura praticada pela Coréia do Norte também foi notícia durante as olimpíadas, quando a delegação do país proibiu que seus atletas fossem presenteados pela Samsung com o Galaxy S7 Edge. De fato temos sorte de não viver sob um regime totalitário e de que nossa experiência on-line não se limite a um punhado de 28 sites.

Via engadget

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia