Chegará o dia em que assistir vídeos como esse se tornará algo chato e comum, mas esse ainda não é o caso. O vídeo abaixo foi compartilhado pela empresa Drive.ai e mostra um carro autônomo, sem nenhuma intervenção humana, conduzindo uma passageira por um trânsito movimentado em uma noite chuvosa de Mountain View, Califórnia.

Este vídeo chama atenção por ser um dos poucos a mostrar um carro autônomo enfrentando condições desfavoráveis como o mau tempo. A Ford chegou a mostrar no ano passado um de seus carros autônomos dirigindo na neve, porém tudo foi feito em um ambiente controlado. Esta é a primeira vez que podemos conferir um “self-driving” dirigir na chuva em estradas do mundo real.

Carro autônomo da Ford

Carro Autônomo da Ford

Em uma postagem em seu blog, a Drive.ai comentou que as condições exibidas no vídeo são as mesmas que os motoristas atuais precisam enfrentar no dia a dia: “Qualquer tecnologia de auto-condução de sucesso terá de lidar com incontáveis ​​situações imprevisíveis e uma ampla gama de condições de condução.No entanto, poucos são capazes conseguir isso hoje” diz o post.

A Drive.ai usa tecnologia de “aprendizagem profunda” para programar seu sistema de inteligência artificial. Ao invés de programar um carro para que ele saiba exatamente o que fazer, Drive.ai espera permitir que sua condução autônoma possa aprender por conta própria. Isso significa que, como um ser humano, quanto mais tempo de condução o carro tiver e mais cenários diferentes encontrar, melhor o carro irá se adaptar às diferentes situações.

Segundo um porta voz da Drive.ai, o vídeo não possui cortes e em nenhum momento a passageira interferiu na condução. E você confiaria ser conduzido por um carro autônomo durante uma noite chuvosa?

Via Drive.ai

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia