Finalmente chegou o dia em que o aguardado Galaxy S8 é apresentado ao mundo. Para início de conversa vamos adiantando que ele é simplesmente o smartphone mais bonito já feito. Claro, você pode ter uma opinião diferente, mas essa é a impressão que a maioria dos jornalistas especializados estão tendo sobre o novo celular da Samsung. O Galaxy S8 é uma bela combinação de vidro e metal, em um corpo que é surpreendentemente menor do que se pode esperar para um aparelho deste tamanho. Existem duas versões: o Galaxy S8 padrão com um display de 5,8 polegadas e o S8 Plus com uma tela de 6,2 polegadas.

O Galaxy S8 não chega a apresentar nenhuma tecnologia inovadora, de fato podemos dizer que o recurso mais ousado é a tela. No S8, ela se estende para cima e para baixo, cobrindo quase toda a frente do telefone. As consagradas curvas laterais também marcam presença na tela do novo modelo.

Galaxy S8 Plus

O Galaxy S8 e S8 Plus cumprem a promessa da Samsung de trazer uma tela grande em um corpo menor, e por isso eles são mais confortáveis para se usar do que outros telefones com display de tamanho semelhante. O projeto é muito bem acabado, não há costuras e muitas das novas formas do design são evoluções do Galaxy S7 Edge e do Note 7.

Estender a tela na parte inferior do telefone significa que não há espaço para um botão Home físico tradicional. Em vez disso, a Samsung incorporou botões por software na tela do aparelho. Ele também usa um feedback haptic similar aos iPhones da Apple, criando uma sensação virtual de pressionar um botão físico. O sensor de impressão digital foi reposicionado na traseira do aparelho, ao lado da câmera, que vamos e convenhamos , não é um lugar muito legal para estar. É muito provável que o vidro da câmera receba suas impressões digitais com mais frequência do que você gostaria.

A lateral do Galaxy S8 recebe um novo botão dedicado integralmente ao novo recuso de software da Samsung , sua assistente virtual Bixby. Na parte inferior, estão localizados uma porta USB-C e tradicional entrada de 3,5 mm para os fones de ouvido.

Galaxy S8 – Especificações

Como seria de esperar, o S8 tem as melhores especificações que você poderia obter em um telefone Android. O processador que irá equipar os modelos vendidos aqui no Brasil, é o Exynos Octa Core, construído em um chip de 10nm, que pelo menos em tese deverá ajudar na economia de consumo da bateria. Falando em bateria, o Galaxy S8 possui uma com capacidade de 3.000mAh, enquanto o Galaxy S8 Plus de 3.500 mAh, ambos com tecnologia Quick Charger.

Ambos os modelos possuem resistência à água e poeira com certificação IP68. O display do modelo padrão possui 5,8 polegadas com uma resolução de 2960 x 1440 e 570ppi. O S8 Plus tem a mesma resolução em sua tela de 6,2 polegadas, com 529ppi. A memória RAM é de 4 GB e armazenamento interno de 64 GB com slot expansivel para cartão de memória.

Galaxy S8 – Câmera

Galaxy S8 Câmera

O Galaxy S8 usa exatamente a mesma câmera traseira do Galaxy S7, um sensor de 12 megapixels com OIS. Segundo a Samsung, houve uma melhora no software da câmera que irá oferecer imagens superiores as obtidas pelo modelo anterior. Uma mudança aqui está no atalho. Como não existe mais o botão Home físico, é necessário apertar duas vezes o botão Power para se ter acesso rápido à câmera do aparelho. A Câmera frontal obteve um upgrade, um sensor de 8 megapixels com autofoco. Vale notar que o S8 Plus não possui uma câmera melhor do que o seu irmão menor. Com exceção do tamanho da tela e da bateria, ambos os telefones são idênticos.

Bixby : A Nova Assistente da Samsung

A Samsung tem se concentrado em descobrir como fazer software que agradem seus consumidores, e tudo isso está centrado em uma nova assistente virtual chamada Bixby.

Galaxy S8 Bixby

Como já mencionado acima, a Bixby é acionada pressionando um botão físico dedicado localizado na lateral do smartphone e tem basicamente três modos:

  • Uma breve pressão sobre o botão leva você para a Bixby Home
  • Pressionando o botão por mais tempo, se ativa as ferramentas por comando de voz da Bixby
  • Há um pequeno botão no aplicativo da câmera para os recursos de realidade aumentada do Bixby.

Vamos começar pelos recursos de voz, porque falar com a Bixby é o mais interessante e desafiador conjunto de recursos da assistente. Essencialmente, o que a Samsung está tentando fazer é criar um novo tipo de assistente virtual, que ajuda você a usar o dispositivo diretamente em suas mãos ao invés de fazer perguntas aleatórias a partir da nuvem. Pode- se por exemplo abrir o aplicativo da galeria e emitir comandos de voz para ele edite uma foto. Algo do tipo: “Bixby, gire esta foto para a esquerda” e “Bixby, envie esta foto para o Daniel.” Também é possível pedir a Bixby que envie vídeos para a sua TV.

O objetivo é que “tudo o que você pode controlar com o toque, você também possa controlar com a voz.” É um objetivo louvável, porém restam dúvidas de que a Samsung possa conseguir. Além disso, a assistente da Samsung só poderá funcionar em aplicativos com suporte especial a Bixby. Outra limitação é que ao contrário do Google Now On Tap, o Bixby não faz nenhuma leitura da tela para tentar adivinhar o que contexto de seu pedido. Assim, pode ser uma boa assistente, mas está muito longe de ser uma ser uma inteligência artificial.

A Bixby Home é um aleatório conjunto de cartões de informações sobre dados de fitness, notícias locais e do tempo, e tudo o que a Samsung acredita pertencer a uma tela inicial de uma assistente virtual. O layout é um pouco confuso é pouco provável que você faca uso disso com frequência.

Por último, mas não menos importante, são as características da câmera Bixby, que são as melhores características da nova assistente virtual. Você pode iniciá-lo diretamente no app da câmera ou através da Bixby Home. O que ele faz essencialmente é transformar sua câmera em uma máquina de busca de fotos. Aponte o app da câmera da Bixby para qualquer coisa e ela irá identificar e depois sugerir resultados de pesquisa relacionados ao objeto apontado. Por exemplo, ao apontar para a câmera para flores, é possível que a Bixby lhe recomende lugares onde você pode comprar flores, ou lhe mostre fotos de flores no Pinterest.

Galaxy S8 Cores

As cores disponíveis para o Galaxy S8 e S8 Plus serão: preto, cinza, prata, gold e azul. Ainda não foram divulgadas informações sobre quanto os novos aparelhos custarão. E você o que achou do novo smartphone da Samsung?

Via engadget

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia

  • Juca

    Show! O aparelho é lindo, só nao gostei do sensor de impressões na parte traseira, acho que poderia ter melhorado a camera tambem.