Finalmente aconteceu: o Android é o sistema operacional mais popular do mundo quando se trata de navegar na web. Não é uma surpresa, considerando que os smartphones são praticamente um computador hoje em dia, se transformando na maneira mais prática e cômoda para acessar a internet, e o como todos sabem o Android é o sistema operacional presente na maioria dos smartphones.

Android Atinge 37,93% de Participação

A notícia vem da empresa de pesquisas StatCounter, cujas estatísticas indicam que o Android obteve 37,93% do mercado mundial de uso de Internet, com o Windows ocupando agora a segunda colocação com 37,91%.

Android Vs Windows

“Este é um marco na história da tecnologia e no final de uma era”, disse o CEO da StatCounter, Aodhan Cullen. “Ele marca o fim da liderança da Microsoft em todo o mundo do mercado de SO. liderança essa que tem ocupado desde a década de 1980. Ele também representa um grande avanço para o Android, que detinha apenas 2,4% da participação global na internet há apenas cinco anos.”

Essa histórica marca do sistema operacional do Google pode ser explicada por dois fatores: o aumento significativo de smartphones que estão atualmente em uso e o declínio ao longo dos últimos anos nas vendas de PCs tradicionais. Vale lembra que o Windows ainda é o número 1 quando se trata apenas de sistemas operacionais para desktop, com participação de 84% em março.

Outro dado importante é que o Windows ainda é líder de acesso a internet na América do Norte e Europa, entretanto no continente mais populoso do mundo, a Ásia, o Android é o principal sistema operacional para navegar na web.

“Será difícil para a Microsoft fazer incursões no mercado móvel, mas a próxima mudança de paradigma pode dar a ela a oportunidade de recuperar o domínio”, disse Cullen. “Essa oportunidade poderá ser em a Realidade Aumentada, AI, Voz ou Continuum (um produto que pretende substituir um desktop e smartphone por um único telefone com tecnologia Microsoft)”. Mas teremos que esperar mais alguns anos para saber qual dessas tecnologias poderá ser a nova propulsora de uma mudança de cenário.

Via StatCounter

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia