Durante sua conferência para os desenvolvedores realizadas em Seattle, a Microsoft destacou algumas coisinhas que antes eram inimagináveis. Além da chegada do iTunes da Apple até o fim do ano, a Microsoft Store, a loja do Windows, permitirá também a instalação de algumas distribuições  Linux de forma direta. A ideia da empresa é facilitar o processo de instalação e dessa forma, se aproximar mais ainda do mundo Open Source.

A empresa mencionou na ocasião que permitindo que algumas das principais distribuições Linux fossem instaladas a partir de sua loja, o usuário teria mais opções em seus trabalhos e processos no Windows 10. Por isso, três das mais importantes distribuições Linux estarão disponíveis da loja do Windows em pouco tempo. Segundo o que foi falado na apresentação da Microsoft na Build 2017, as distribuições seriam Ubuntu, SuSE e Fedora. Essa atitude da empresa de Redmond deve tornar mais fácil a execução de alguns importantes softwares Linux.

Instalação do Linux diretamente na Windows Store

Pode parecer uma estratégia estranha, mas a Microsoft tem a ideia de permitir aos desenvolvedores a possiblidade de rodar o Shell dos principais sistemas Linux. Ou praticamente todos, já que o Ubuntu, é derivado do Debian, o Fedora baseado no Red Hat e o SuSE, embora seja independente, tem suas raízes no Slackware. Sem dúvida,  a atitude da Microsoft deve criar um belo burburinho na comunidade Open Source.

Não deve demorar até que o Fedora, SuSE e Ubuntu apareçam na Microsoft Store. Resta aguardar os resultados e as reações dos usuários. Será que teremos algum tipo boicote? Não duvide dessa possibilidade.

Via Microsoft

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia