A gigante da pesquisa revelou em sua conferência anual Google I/O, um novo sistema operacional chamado Android Go, que pode ser visto como uma versão leve do Android O. O novo sistema é destinado a ser instalado em telefones acessíveis com 1GB de RAM ou menos. Com o Android Go, o Google espera poder oferecer uma experiência móvel decente aos clientes que possuem smartphones de baixo custo.

Android Go é basicamente uma versão otimizada do Android O projetado para acomodar as especificações mais baixas e integrar aplicativos com até 10MB, podendo ser executado sem problemas mesmo em dispositivos com processadores lentos.

Algumas das primeiras aplicações do Google chegarão no Android Go como versões leves que transportam o apelido “Go”. Por exemplo, em vez do aplicativo completo do YouTube, os dispositivos Android Go receberão o YouTube Go (que atualmente está em versão beta na Índia) – uma versão que permite aos usuários ver uma visualização do vídeo através de uma série de screenshots, além de poderem conferir a quantidade exata de dados consumidos por determinado vídeo. Também haverá a possibilidade de baixar os vídeos via uma conexão Wi-Fi, para uma posterior visualização off-line.

Android Go YouTube

 

Versão Modificada da Play Store para o Android Go

Funcionalidades como a Protecção de Dados do Chrome virão ativadas por predefinição nos futuros telefones Go. Os dispositivos Android Go também incluirão uma versão modificada da Google Play Store que destacará aplicativos como o Facebook Lite, o Skype Lite ou a Line Camera que foram otimizados para funcionar em dispositivos de baixo custo. Adicionalmente, o leve sistema operacional móvel virá com o recurso de Configuração de Gerenciamento de Dados e Economia para permitir que os usuários vejam exatamente quanto de dados eles deixaram em seu plano.

Android Go Apps

Se o seu orçamento exigir que você adquira um telefone com especificações modestas, esta sem dúvida será uma excelente opção para garantir uma boa experiência com o sistema operacional e seus aplicativos.

Via AG

Sobre o autor

Editor – Graduado em Marketing e hard user de tecnologia