Não é muito comum a Apple lançar novos hardwares na WWDC. Mas na edição de 2017, ela caprichou nisso e ainda fechou com chave de ouro, trazendo algo que os rumores já apontavam como certo: sua caixa de som ou alto-falante inteligente, o HomePod. O sistema de som habitado pela Siri, foi o famoso “one more thing“, célebre frase usada por Steve Jobs.

Ela começou com a afirmação:

“O iPhone é o melhor tocador de música do mundo e ainda melhor com o Apple Music. São 40 milhões de músicas no seu bolso.” 

Tim Cook citou a experiência mágica dos AirPods. Ele disse: “A experiência portátil é ótima, mas e em casa? A Apple quer reinventar a música residencial.” Ele disse que entre os alto-falantes existentes, uns tem qualidade boa, outros são inteligentes. E a Apple quer combinar tudo o que há de bom em apenas um aparelho. Pensando nisso ela criou um alto-falante inteligente, com a sua assistente pessoal. Ele mencionou que a empresa já estava trabalhando há anos no projeto.

O HomePod é semelhante a um cilindro arredondado, com menos de 7 polegadas de altura e design muito próximo do Mac Pro. Ele é revestido por um tecido em boa parte de seu corpo. É composto de 7 tweeters na parte inferior, proporcionando um som distribuído em 360º. Ele também possui um subwoofer na parte central. A Apple afirma que ele reproduz músicas em “altíssima qualidade e sem distorções“. O sistema é todo controlado direcionalmente. Por dentro, encontramos o chip A8, responsável por gerenciar tudo, trazendo modelagem acústica em tempo real. E mais! O HomePod “sabe onde você está“, sendo assim, ele pode se adaptar ao ambiente onde você o coloca. O áudio é ajustado dependendo da sua posição. Imagine que você o coloque na frente de uma parede. Pois bem, ele não emitirá o som naquela direção.

A Apple quer reinventar a música em casa da mesma forma que conseguiu reinventar a música em nosso bolso, quando lançou o iPod. A empresa mencionou que colocou um “musicólogo” dentro do HomePod, para trabalhar para você, integrado, claro, ao Apple Music. Tudo vem da nuvem. O alto-falante conhecerá bem o seu gosto musical, já que terá acesso às suas playlists. Basta usar o comando Hey, Siri e, o topo do alto-falante acenderá, simulando a onda sonora característica da assistente pessoal. Típico da Apple!

HomePod
Se você tiver grana sobrando e quiser uma diversão ainda maior, poderá colocar dois HomePods lado a lado, para que trabalhem juntos, proporcionando um som ainda melhor. Há 6 microfones em toda a circunferência do HomePod para facilitar sua comunicação com a Siri. Ela agora ganhou poderes para entender mais perguntas que tenham a ver com músicas e segundo a Apple, tudo foi otimizada para o HomePod.
HomePod
A Siri, trabalhando no HomePod também poderá responder perguntas relacionadas a notícias, mensagens, lembretes, esportes, conversão de unidades, datas agendadas, etc. E também se comunicará com dispositivos integrados ao HomeKit, controlando algumas coisas em casa. Isso poderá ser feito de qualquer lugar no mundo, se usar um iPhone. Bacana, não? A Apple afirmou que tomou precauções relacionadas à privacidade ao preparar esses recursos.
HomePod

Disponibilidade do HomePod

O HomePod estará disponível em dezembro, nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália pelo preço US$349. Somente no próximo ano, as vendas se expandirão para outros países.

Sobre o autor

Administrador e Editor – Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia