O Android já é considerado um sistema operacional seguro e o Google tem constantemente trabalhado para reforçar ainda mais esta segurança, apesar disso vez por outra ouvimos falar de problemas relacionados com malware. Mesmos aplicativos baixados na Play Store podem trazer arquivos maliciosos que assumem o controle do smartphone e para combater este problema o Google criou um “Modo Pânico”.

O novo recurso tem a intenção de ajudar os usuários que tiveram o azar de verem seu dispositivo travado pela ação de um malware. O Google introduziu o “Modo Pânico” no Android sem fazer nenhum alarde sobre o assunto e a idéia é fornecer ao usuário uma maneira garantida de sair de qualquer aplicativo mal intencionado e forçar o smartphone a voltar para a tela inicial.

Modo Pânico Android

O “Modo Pânico” passa a detectar quando o botão “voltar” é pressionado sucessivamente e força o sistema a substituir qualquer aplicativo aberto pela tela inicial do aparelho, com isso basta o usuário desinstalar o aplicativo malicioso.

O Google não forneceu nenhum comentário sobre o assunto publicamente, mas neste final de semana, o XDA descobriu isso dentro do código fonte do Android. A implementação deste novo recurso faz todo o sentido, pois normalmente quando pressionamos seguidamente o botão “voltar” é porque estamos tendo algum problema de travamento no smartphone causado por algum aplicativo.

Modo Pânico disponível para o Android 7.1 Nougat

Entretanto, conforme apontado pela XDA, o “Modo de Pânico” ainda não está habilitado para todos. O recurso só foi adicionado ao Android 7.1 Nougat e deve ser ativado nas configurações para começar a funcionar. É muito provável que Google planeje habilitá-lo por padrão em futuras versões do Android. Independentemente disso, estamos felizes em ver o Google trabalhar continuamente em recursos de segurança que nos ajudem a enfrentar as ameaças diárias de arquivos maliciosos.

Via XDA

Sobre o autor

Editor - Graduado em Marketing e hard user de tecnologia