Consegue imaginar como uma fonte tipográfica usada em um documento pode influenciar todo um país? A Calibri, da Microsoft, derrubou o primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, em um escândalo sem precedentes no país. A história é, no mínimo, intrigante! O processo ficou conhecido internacionalmente como #FontGate. Tudo começou em um vazamento histórico de documentos, chamado de Panama Papers.

#FontGate

O Panama Papers fez com que, muitos poderosos fossem expostos e tivessem reveladas atividades envolvendo exorbitantes quantias de dinheiro enviadas para contas no exterior. Foram citados três filhos de Nawaz Sharif. Esses documentos revelaram que vários membros da família possuíam empresas offshore e ativos que não apareciam no balanço financeiro declarado oficialmente. As investigações ocorreram durante alguns meses, com apuração de diversas irregularidades. Mas o grande problema começou quando a filha de Nawaz, Maryam Sharif, tweetou a imagem de um documento, em novembro de 2016, datado de 2006. Os investigadores conseguiram perceber que o documento  não era verdadeiro, pelo simples fato de que a fonte usada era a Calibri e ela só foi lançada publicamente em 2007. Daí, nas redes sociais, surgiu imediatamente a hashtag #Fontgate, onde muitos debatiam a corrupção da família. Panama Papers

Afinal, a Calibri poderia ter usado usada ou não?

Após a discussão tomar as redes, muito se falou sobre se a fonte poderia ou não ter sido usada no documento divulgado pela filha de Sharif. Debateu-se até mesmo sobre a data da disponibilidade pública da Calibri. Representantes da Microsoft disseram que no sistema interno da empresa, a fonte estaria disponível em forma de pré-lançamento, já em 2004, mas sem especificar a data. Mas seria muito improvável que quem preparou o documento usasse uma cópia da Calibri em 2006. Lucas de Groot, o designer que criou a fonte, deu sua opinião sobre o caso: “Por que alguém utilizaria uma fonte completamente desconhecida em um documento oficial em 2006″? E faz todo o sentido, já que, versões betas do Windows são interesse de programadores e usuários avançados de tecnologia, não de políticos ou advogados. Vale lembrar que apenas em 2007, a Calibri se tornou pública e passou a ser a fonte padrão do PowerPoint, do Excel e do Outlook, dentre outros softwares da empresa.

A discussão polêmica tomou a página da Calibri na Wikipedia. Resultado: foi necessário desativar as edições para que a confusão não ficasse ainda maior. Nawaz e Maryam Sharif

O cenário político no Paquistão

O Paquistão é um antro de corrupção e problemas políticos, como muitos outros países do mundo. Só para se ter uma ideia da situação, nunca um primeiro ministro civil conseguiu terminar um mandato por completo em 69 anos de história. O próprio Sharif já foi deposto do cargo e substituído po Pervez Musharraf em 1999, em um um golpe militar, acusado de corrupção. Ficou preso por seis meses, foi ao exílio e foi reeleito em 2013. Na última sexta-feira a Suprema Corte do país tomou a decisão, de forma unânime, de afastar o primeiro-ministro imediatamente e desqualifica-lo para ocupar um cargo público durante os próximos anos. Segundo cobertura da CNN, a alegação é de desonestidade com o Parlamento e com o judiciário do país. Denúncias de corrupção tem ocorrido no Paquistão já por anos. Mas o que provavelmente ninguém poderia imaginar, é que o país passaria por tamanha transformação, baseado na escolha de uma fonte tipográfica.

Via Bloomberg, Reuters, Engadget

 

Sobre o autor

Administrador e Editor - Graduado em Tecnologia da Informação e hard user de tecnologia